O perfil do/a estudante da educação de jovens e adultos na base municipal curricular de Guanambi-BA

Autores

  • Maria de Fátima P. Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Guanambi, Bahia - Brasil
  • Madalena Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Guanambi, Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p128-142

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Base Municipal Curricular, Perfil do/a Estudante da EJA

Resumo

Neste artigo analisamos o perfil dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Base Municipal Curricular de Guanambi-BA. A pesquisa procurou conhecer o perfil dos estudantes da EJA no contexto da BMCG (2020). Para tanto, traçou o perfil dos sujeitos dessa modalidade redigido no documento e descreveu como o currículo tem dialogado com as suas especificidades. O referencial teórico e metodológico dialoga com estudos sobre as especificidades e singularidades dos/as sujeitos da EJA. A partir da análise do documento da EJA que integra a BMCG evidenciamos que o mesmo procura caracterizar e traçar o perfil dos sujeitos inseridos/as na referida modalidade de ensino, no município de Guanambi. Os achados da pesquisa demonstram que o currículo procura atender as singularidades da EJA, em conformidade com a abordagem reflexiva e emancipatória. Os resultados revelam e advertem sobre a importância do respeito às realidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFRO, Luana Leão. Juvenilização na educação de jovens e adultos no ensino médio: um estudo de caso no município de Salvador Bahia. 2016. 178 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.

ARROYO, Miguel G. Passageiros da Noite - do Trabalho Para A Eja - Itinerários Pelo Direito A Uma Vida Justa. 1. ed. Rio de Janeiro – RJ: Vozes, 2017.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Kanopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 2 ed. Porto-Portugal: Porto Editora, 1994.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASTIANI, Décia Maria de. Perfil e desafios dos alunos da educação de jovens e adultos do município de Santa Helena-PR. 2011. 43 f. Dissertação (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, 2011.

BRASIL, LDB, Leis de Diretrizes e Base, n° 9.394, 1996. Disponível em www2. Senado.leg.br. Acesso em: 22 de junho de 2021.

BRASIL, Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular, 2018, p.7. Disponível em: http/portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 de junho 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5°a 8/ série: introdução/ Secretaria do Ensino Fundamental, 148p; v1.

CARVALHO, Maria de Fátima Pereira. As jovens mulheres na educação de jovens e adultos e a constituição de seus projetos de vida. 2021. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) – Facul-dade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007: Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 de junho de 2021.

EITERER, Carmem Lúcia; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Educação de Jovens e Adultos: entre regulação e emancipação. In: SOARES, Leôncio. et al (Org.). Sujeitos da Educação e Processo de Sociabilidade; Os Sentidos da Experiência. Belo Horizonte. Autêntica. 2009. p.179-215

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários para a prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______.Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, RJ. Paz e Terra, 1967.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

GUANAMBI. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.

GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação a pesquisa científica. 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.

GODOY, Arlinda Schmit. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE- Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v35, n 2, p.20-29, 1985, mai/junho 1995.

HADDAD, Sérgio; PIERRO, Maria Clara Di. Escolarização de Jovens e Adultos. mai/jun/jul/ago. 2000, n°14. Disponível em: . Acesso em: 28 de maio de 2021.

SILVA, Analise, Especialista avaliam os impactos da dissolução da SECADI: Revista de Olho nos Planos. Disponível: em <https://deolhonosplanos.org.brdissolução-secadi>. Acesso em: 20de junho de 2021.

SILVA, Cristiane Alves; OLIVEIRA, Diene da Silva; OLIVEIRA, Sônia Maria. Currículo: a teia dos arranjos sociais na educação de jovens e adultos. Revista Exitus, N°3, vol 7, Santarém/PA: set/dez 2017. p. 197-222.

SILVA, Maria do Carmo Batista; TAAM, Regina. O Idoso e os Desafios à sua Educação Escolar. 2009. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario _ppe_2009_2010/pdf/2009/51.pdf>. Acesso em 20de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

CARVALHO, M. de F. P.; TEIXEIRA, M. O perfil do/a estudante da educação de jovens e adultos na base municipal curricular de Guanambi-BA. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 128–142, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p128-142. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19264. Acesso em: 21 nov. 2024.