Mães universitárias camponesas, ciranda infantil: a experiência da LEdoC/UnB na pandemia de covid 19
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p96-109Palavras-chave:
Universitárias Camponesas, Educação do Campo, Educação Infantil, Ciranda InfantilResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Ciranda Infantil e a experiência da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB), no contexto da Pandemia de Covid-19, que surgiu em 2020, gerando grandes impactos na vida das comunidades rurais. Diante desse contexto, buscamos, enquanto Projeto de Extensão, e no âmbito do Programa de Educação Tutorial - PET, desenvolver metodologias de trabalho visando a formação para a criação de narrativas e contação de histórias infantis; oferecemos também apoio psicossocial para as mães universitárias camponesas via espaços remotos por meio da Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Relatamos e analisamos aqui as ações que contribuíram para minimizar o sentimento de solidão, fortalecendo redes de compartilhamento. As narrativas infantis ofertadas às crianças camponesas trouxeram a tradição oral e elementos do patrimônio cultural e natural brasileiro e a TCI trouxe um espaço de apoio coletivo para as mães.
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