Mães universitárias camponesas, ciranda infantil: a experiência da LEdoC/UnB na pandemia de covid 19

Autores

  • Maria Osanette de Medeiros Universidade de Brasília – UnB, DF – Brasil
  • Eliete Ávila Wolff Universidade de Brasília – UnB, DF – Brasil
  • Jaciara Oliveira Leite Universidade de Brasília – UnB, DF – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p96-109

Palavras-chave:

Universitárias Camponesas, Educação do Campo, Educação Infantil, Ciranda Infantil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Ciranda Infantil e a experiência da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB), no contexto da Pandemia de Covid-19, que surgiu em 2020, gerando grandes impactos na vida das comunidades rurais. Diante desse contexto, buscamos, enquanto Projeto de Extensão, e no âmbito do Programa de Educação Tutorial - PET, desenvolver metodologias de trabalho visando a formação para a criação de narrativas e contação de histórias infantis; oferecemos também apoio psicossocial para as mães universitárias camponesas via espaços remotos por meio da Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Relatamos e analisamos aqui as ações que contribuíram para minimizar o sentimento de solidão, fortalecendo redes de compartilhamento. As narrativas infantis ofertadas às crianças camponesas trouxeram a tradição oral e elementos do patrimônio cultural e natural brasileiro e a TCI trouxe um espaço de apoio coletivo para as mães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENHART, Deise. A mística, a luta e o trabalho na vida das crianças do assentamento conquista na fronteira: significações e produções infantis. 2003. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação - UFSC.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ARROYO, Miguel G. Arroyo; CALDART Roseli; MOLINA Mônica. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Inep/MEC, 2017.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017.

Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html.

Acesso em 23.09.2022

_ _ __. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 36, 04 de dezembro de 2001. Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, Brasília, DF, de 03 de abril de 2002.

___ _. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 31.07.2017

______. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 31.07.2017.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. MEC/SEB, 2010.

___ _. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 8439, de 27 de março de 2017, foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Brasília, 2017.

______. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 971/GM/MS, de 3 de maio de 2006. Brasília, 2006.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 257-265.

CERIZARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil? Perspectiva, vol. 17, n. 1, 1999.

COUTINHO, CARLOS. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 5ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

CRESPO, Juliana; WOLFF, Eliete Ávila. Acolhimento psicossocial remoto para estudantes do curso de Licenciatura em educação do campo - UnB. In: Fraturas expostas pela pandemia: conjugando juntes o verbo esperançar: ano 2 [recurso eletrônico] / organização, Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Fauston Negueiros, Jacqueline de Sousa Gomes. ‒ Teresina: EDUFPI, 2022. 1 Ebook (p. 307-322).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREITAS Luiz Carlos de, Escola única do trabalho. Explorando os caminhos de sua construção. Veranópolis: Cadernos do ITERRA n. 15, Set 2010.

LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; PASUCH, Jaqueline. Educação infantil no campo. Introdução. Salto para o futuro. TV Escola 2013. Ano XXIII - Boletim 11 - Junho 2013, p. 4-11. Disponível em: http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/11432911_EducacaoInfantilCampo.pdf. Acesso em: 25.07.2017

LEITE, Jaciara. Ser criança camponesa no Cerrado. Curitiba: CRV, 2021.

MEDEIROS, Maria Osanette; WOLFF, Eliete; LEITE, Jaciara; SANTOS, Elizana; FRANÇA, Phellipe. Educação Infantil como direito das crianças e das mulheres camponesas: um olhar a partir da Ciranda da LEdoC/UnB. In: TRINDADE, Domingos et al (organizadores). Sujeitos do campo em movimento: direitos, resistências e práticas formativas. Curitiba: CRV, 2018.

MÉSZÁROS, István (1930). Educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.

SANTOS, Neuza Maria Cezário dos. Ciranda infantil e a formação de Educadores do Campo: a experiência da UnB/Planaltina. Trabalho de conclusão de curso. Licenciatura em Educação Campo Faculdade UNB Planaltina - FUP Universidade de Brasília. 2015.

SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline e colabores. Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6675-orientacoescurriculares&Itemid=30192.

SILVA, Juliana Marcia Santos; SALVADOR, Andréia Clapp Coletivo de mães universitárias rompendo com a história da exclusão feminina nas universidades. ANPHU, Brasil. Rio de Janeiro: 31º Simpósio Nacional de História, 2021

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

WOLFF Eliete Ávila, SPADA Ana Corina e SOEIRA, Maristela. As contribuições da ciranda infantil para a formação de professores do campo. Anais Congresso Universidad 2014, Cuba.

I Conferência Nacional Por Uma Educação Básica do Campo CNBB - MST - UNICEF - UNESCO - UnB Luziânia/GO, 27 a 31 de julho de 1998 Documentos Finais.

II Conferência Nacional Por Uma Educação do Campo Luziânia, GO, 2 a 6 de agosto de 2004 DECLARAÇÃO FINAL Por Uma Política Pública de Educação do Campo. (Dig.)

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

MEDEIROS, M. O. de; WOLFF, E. Ávila; LEITE, J. O. Mães universitárias camponesas, ciranda infantil: a experiência da LEdoC/UnB na pandemia de covid 19. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 96–109, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p96-109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19261. Acesso em: 21 nov. 2024.