Mães universitárias camponesas, ciranda infantil: a experiência da LEdoC/UnB na pandemia de covid 19
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p96-109Palavras-chave:
Universitárias Camponesas, Educação do Campo, Educação Infantil, Ciranda InfantilResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Ciranda Infantil e a experiência da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB), no contexto da Pandemia de Covid-19, que surgiu em 2020, gerando grandes impactos na vida das comunidades rurais. Diante desse contexto, buscamos, enquanto Projeto de Extensão, e no âmbito do Programa de Educação Tutorial - PET, desenvolver metodologias de trabalho visando a formação para a criação de narrativas e contação de histórias infantis; oferecemos também apoio psicossocial para as mães universitárias camponesas via espaços remotos por meio da Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Relatamos e analisamos aqui as ações que contribuíram para minimizar o sentimento de solidão, fortalecendo redes de compartilhamento. As narrativas infantis ofertadas às crianças camponesas trouxeram a tradição oral e elementos do patrimônio cultural e natural brasileiro e a TCI trouxe um espaço de apoio coletivo para as mães.
Downloads
Referências
ARENHART, Deise. A mística, a luta e o trabalho na vida das crianças do assentamento conquista na fronteira: significações e produções infantis. 2003. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação - UFSC.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ARROYO, Miguel G. Arroyo; CALDART Roseli; MOLINA Mônica. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRASIL. Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Inep/MEC, 2017.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017.
Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html.
Acesso em 23.09.2022
_ _ __. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 36, 04 de dezembro de 2001. Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo, Brasília, DF, de 03 de abril de 2002.
___ _. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 31.07.2017
______. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 31.07.2017.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. MEC/SEB, 2010.
___ _. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 8439, de 27 de março de 2017, foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Brasília, 2017.
______. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 971/GM/MS, de 3 de maio de 2006. Brasília, 2006.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012, p. 257-265.
CERIZARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil? Perspectiva, vol. 17, n. 1, 1999.
COUTINHO, CARLOS. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 5ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
CRESPO, Juliana; WOLFF, Eliete Ávila. Acolhimento psicossocial remoto para estudantes do curso de Licenciatura em educação do campo - UnB. In: Fraturas expostas pela pandemia: conjugando juntes o verbo esperançar: ano 2 [recurso eletrônico] / organização, Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Fauston Negueiros, Jacqueline de Sousa Gomes. ‒ Teresina: EDUFPI, 2022. 1 Ebook (p. 307-322).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREITAS Luiz Carlos de, Escola única do trabalho. Explorando os caminhos de sua construção. Veranópolis: Cadernos do ITERRA n. 15, Set 2010.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; PASUCH, Jaqueline. Educação infantil no campo. Introdução. Salto para o futuro. TV Escola 2013. Ano XXIII - Boletim 11 - Junho 2013, p. 4-11. Disponível em: http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/11432911_EducacaoInfantilCampo.pdf. Acesso em: 25.07.2017
LEITE, Jaciara. Ser criança camponesa no Cerrado. Curitiba: CRV, 2021.
MEDEIROS, Maria Osanette; WOLFF, Eliete; LEITE, Jaciara; SANTOS, Elizana; FRANÇA, Phellipe. Educação Infantil como direito das crianças e das mulheres camponesas: um olhar a partir da Ciranda da LEdoC/UnB. In: TRINDADE, Domingos et al (organizadores). Sujeitos do campo em movimento: direitos, resistências e práticas formativas. Curitiba: CRV, 2018.
MÉSZÁROS, István (1930). Educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.
SANTOS, Neuza Maria Cezário dos. Ciranda infantil e a formação de Educadores do Campo: a experiência da UnB/Planaltina. Trabalho de conclusão de curso. Licenciatura em Educação Campo Faculdade UNB Planaltina - FUP Universidade de Brasília. 2015.
SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline e colabores. Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6675-orientacoescurriculares&Itemid=30192.
SILVA, Juliana Marcia Santos; SALVADOR, Andréia Clapp Coletivo de mães universitárias rompendo com a história da exclusão feminina nas universidades. ANPHU, Brasil. Rio de Janeiro: 31º Simpósio Nacional de História, 2021
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
WOLFF Eliete Ávila, SPADA Ana Corina e SOEIRA, Maristela. As contribuições da ciranda infantil para a formação de professores do campo. Anais Congresso Universidad 2014, Cuba.
I Conferência Nacional Por Uma Educação Básica do Campo CNBB - MST - UNICEF - UNESCO - UnB Luziânia/GO, 27 a 31 de julho de 1998 Documentos Finais.
II Conferência Nacional Por Uma Educação do Campo Luziânia, GO, 2 a 6 de agosto de 2004 DECLARAÇÃO FINAL Por Uma Política Pública de Educação do Campo. (Dig.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.