Entre rimas e versos: análise de uma experiência de estágio como pesquisa a partir do uso de poemas com crianças do campo
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p69-88Palavras-chave:
Estágio, Pesquisa, Documentação pedagógica, Educação do Campo, PoemaResumo
O objetivo principal desta pesquisa é analisar como o trabalho com poemas na escola pode ser um instrumento para despertar o gosto de crianças do campo pela leitura. Para isso, desenvolvemos durante o estágio uma pesquisa através de um projeto de leitura de poemas com alunos(as) do 4º ano da Escola Municipal Rômulo Almeida, situada na cidade de Guanambi, Bahia. O trabalho se fundamenta na perspectiva da pesquisa no estágio e do estágio como pesquisa, por meio do método da documentação pedagógica. A documentação pedagógica faz uso da produção de memórias a partir da experiência vivenciada de modo a concretizar a práxis. Através desse exercício foi possível analisar e refletir os eventos poéticos desenvolvidos durante a prática pedagógica na docência com alunos(as) do campo. Em síntese, esta produção permite concluir que: o trabalho com poemas na escola é de grande importância, já que as crianças ampliam sua visão sobre o mundo e espaço em que vivem, desenvolvem a criatividade, a reflexão e o repertório de leitura/habilidades com a escrita; e que é possível desenvolver o estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio. Ressalta-se que, no caso de cursos de licenciatura, consideramos essa prática de pesquisa no estágio muito importante e necessária, pois o(a) futuro(a) professor(a) se inquietará diante das construções e passará a pensar sobre os seus métodos para a elaboração das aulas e, consequentemente, melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ALVES, Ana Maria da Silva. A poesia infantil de José Paulo Paes em sala de aula: Uma proposta de leitura e abordagem do poema “convite”. Catolé do Rocha – PB, 2015. 26 f. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual da Paraíba- Campus IV.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2009.
CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012 (Coleção Ideias em Ação).
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Líber, 2007
GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisângela S; ALMEIDA, Whasgthon A. de. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015
GONÇALVES, Débora Souza Neves. A importância da leitura nos anos iniciais escolares. Trabalho de monografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo, 2013.
MORAES, Vinícius. A Arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letras, 2004
MOREIRA, Lisane Carla Sousa. Poesia e letramento infantil: Uma estratégia pedagógica. Brasília, 2013. 70 f. Trabalho de monografia- Faculdade de educação da Universidade de Brasília.
PAES, José Paulo. Um por todos (poesia completa). São Paulo: Brasiliense 1986.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo, SP: Cortez. 2012.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
QUEIROZ, Solange Palhano de. Práticas de leitura da biblioteca de uma escola do campo: Possibilidades, limites e contradições. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Centro Oeste, Programa de Pós-graduação em Letras, Linha de Pesquisa: Poéticas da Leitura e Interpretação. Guarapuava, 2015.
REIS, S. M. A de O; SANTOS, J. C; MARQUES, T. G. Alfabetização e Letramento em Uma Escola do Campo: Uma análise a partir do trabalho com a literatura infantil. Linguagens, educação e sociedade, v. 1, p.32, 2018.
SANTOS, Maraiza Marta dos. Como Trabalhar a Poesia na Educação Infantil. Faculdades Projeção, Sobradinho, 2013.
SILVA, Isabel Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da; MARTINS, Aracy Alves [Org.]. Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. 248 p. (Coleção Caminhos da Educação do Campo).
SOARES, Magda Becker. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
UNEB. Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. Universidade Estadual da Bahia. Guanambi, 2008.
VÉRAS, A. F. T. : Eveline Miranda Rodrigues; Liliane Balonecker Daluz; Eloíse da Silva Longobuco Constantino; Tatiana Cristina da Costa e Silva Pereira. O Papel da Poesia na Formação de Leitores. In: 16º Congresso de Leitura no Brasil, 2007, Campinas. No Mundo há Muitas Armadilhas é Preciso Quebrá-las.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.