Relato sobre as aulas remotas de educação física no ensino médio durante a pandemia de covid-19

Autores

  • Ravena de Oliveira Celes Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fernanda Alves Nonato Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Abília Ana de Castro Neta Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10p138-143

Palavras-chave:

PIBID, Aulas remotas, Educação Física

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo de relatar a experiência nas aulas remotas de Educação Física em turmas do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19 no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID.  A escola participante é referente ao Colégio Estadual Antônio Batista, no município de Candiba- BA. As aulas em espaços presenciais passaram a ser ofertadas remotamente, assim, na edição de 2020 do PIBID, os bolsistas participantes também tiveram que se adequar a essa realidade para acompanhar as práticas pedagógicas das escolas. Realizamos reuniões pedagógicas, fizemos observações, orientações e mediação nas aulas síncronas e assíncronas, como também, ocorreram momentos de estudos e análises de livros, artigos, documentos voltados para a prática docente na área da Educação Física. Podemos concluir que o PIBID enfrentou diversas problemáticas, mas, a grande experiência que este período nos proporcionou impulsionou a novas possibilidades do ser docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, L.; NEIRA, M. G. O currículo da Educação Física em ação: Análise do processo de significação das práticas corporais por parte dos sujeitos. Revista Iniciação, São Paulo, v. 4, p. 1-17, 2014.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PIBID: Apresentação. MEC, 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/pibid >. Acesso em: 10 jan. 2022.

CÓRDULA, E. B. L; NASCIMENTO, G.C.C. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-produo-do-conhecimento-na-construo-do-saber-sociocultural-e-cientfico. Acesso em: 30 outubro 2022.

DECRETO Nº 19.586 DE 27 DE MARÇO DE 2020: Ratifica declaração de Situação de Emergência em todo o território baiano. SEMESB, 2021. Disponível em: < http://www.semesb.com.br/2021/04/09/decreto-no-19-586-de-27-de-marco-de-2020-ratifica-declaracao-de-situacao-de-emergencia-em-todo-o-territorio-baiano-para-fins-de-prevencao-e-enfrentamento-a-covid-19/ >. Acesso em: 12 jan. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas. São Paulo, 2007.

GRACINO, E. R. et al. A pandemia e a educação na escola pública: a dualidade do ensino e a diferença das classes sociais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. 1-21, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8665300. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/o js/index.php/histedbr/article/view/8 665300. Acesso em: 30 out. 2022.

JANONE, L. Pesquisa: 93% das escolas públicas sofreram com a falta de tecnologia na pandemia. CNN Brasil. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: < https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/pesquisa-93-das-escolas-publicas-sofreram-com-falta-de-tecnologia-na-pandemia/ > Acesso em: 30 outubro 2022.

KASTRUP, V. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: Kastrup, V., Tedesco, S., Passos, E. (Orgs.) (2008). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008. 93-112.

MENEZES, E. Método e limites da razão em Kant: enfoques preliminares. Cenas Educacionais, v. 4, p. E 11425, 2021.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Universidade São Marcos, Revista Interações, p. 57-72, 2000. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/354/35450905.pdf >. Acesso em: 10 jan. 2022.

NEIRA, M. G. O currículo cultural da educação física: pressupostos, princípios e orientações didáticas. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 1, p. 4-28, 2018.

OLIVEIRA, S. L. Metodologia científica aplicada ao direito. Thomson Learning. São Paulo, 2002.

SAVIANI. D. Pedagogia histórico-crítica: aproximações. 11. ed. ver. Campinas: SP: Autores associados, 2011.

UNESCO: Covid-19 deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola. Agência Brasil, 2020. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020-03/unesco-covid-19-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola >. Acesso em: 12 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SANTOS, R. de O. C.; NONATO, F. A.; NETA, A. A. de C. Relato sobre as aulas remotas de educação física no ensino médio durante a pandemia de covid-19. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 138–143, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10p138-143. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19244. Acesso em: 24 nov. 2024.