Os discursos das famílias, documentos normativos e diferentes entidades sobre o retorno presencial da educação infantil

Autores

  • Maisa Barbosa de Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p104-108

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pandemia, Retorno presencial

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica no âmbito do Projeto Infâncias e pandemia (2020 e 2021), desenvolvido pelo Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI) da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa tem como objetivo analisar o retorno às atividades presenciais na Educação Infantil no Município de Guanambi, Bahia, buscando analisar os discursos produzidos sobre o retorno presencial de bebês e crianças às escolas de Educação Infantil, no contexto de elaboração, execução e acompanhamento dos protocolos sanitários nas instituições escolares; e compreender quais medidas deveriam ser tomadas para acolher as crianças na escola e quais situações articuladas seriam necessárias para que as famílias se sentissem seguras com o processo. O estudo conclui que houve demora no retorno presencial no município em um contexto de recomendações de diferentes entidades para que o retorno acontecesse ainda em 2021 e com um percentual alto de famílias que desejavam o retorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUANAMBI. Protocolo Geral e Autorização para as aulas presenciais. Decreto 624 de 10 de fevereiro de 2022.

TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Infâncias no contexto da pandemia: experiências das crianças e suas famílias. Livro Digital, 2020.

TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Infância e pandemia nos territórios do Sertão Produtivo e Velho Chico (Bahia -2021). Livro digital, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SOUZA, M. B. de; SILVA, E. de B. T. Os discursos das famílias, documentos normativos e diferentes entidades sobre o retorno presencial da educação infantil. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 104–108, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p104-108. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19238. Acesso em: 22 nov. 2024.