O ensino de lutas em aulas remotas de educação física escolar: um relato de experiência do Pibid
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p94-97Palavras-chave:
Aulas, Educação Física Escolar, LutasResumo
Esse trabalho trata-se de um relato de Experiência no PIBID sobre o ensino de lutas em uma escola na cidade de Guanambi-Bahia no período da pandemia de COVID-19. O objetivo deste relato de experiência é descrever e analisar a inserção da temática lutas nas aulas de Educação Física Escolar, diante das suas limitações e possibilidades vividas no período da pandemia de COVID-19. Para o desenvolvimento, foram utilizadas as informações adquiridas a partir da observação das atividades trabalhadas nas aulas de Educação Física em uma escola municipal de Guanambi-Bahia, no segundo semestre de 2021. Como conclusão, foi perceptível que a inserção do conteúdo lutas nas aulas pode gerar um bom envolvimento e aprendizado, sendo a temática bem recebida pelos alunos, onde foi possível quebrar alguns estigmas e trazer as lutas conceituadamente e historicamente com discussões e reflexões sobre o tema.
Downloads
Referências
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/99.
GONÇALVES, Natalia. Tematizando as lutas dos desenhos animados: uma leitura crítica através da abordagem cultural. Educación Física y Deportes, Buenos Aires. n. 147, Agosto de 2010, Buenos Aires, 2010.
NASCIMENTO, Paulo Rogerio Barbosa do. Organização e Trato Pedagógico do Conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar. Revista Motrivivência, Ano XX, nº 31, p. 36-49, dez./2018.
NUNES, Hugo Cesar Bueno. Lutas e artes marciais: possibilidades pedagógicas na Educação Física escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 183, Agosto de 2013.
RODRIGUES, Vinícius Salomão et al. As lutas na Educação Física Escolar a partir da percepção dos estudantes. RENEF, [S.l.], v.7, n. 10, p. 2 - 9, jun. 2018.
SILVA, Jaqueline et al. Ensino das lutas na educação física escolar: um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, Revista Prática Docente. v. 5, n. 2, p. 823-842, mai/ago 2022.
SILVA, Maria Heleni Henrique da; MARTINS, Raphaell Moreira. Educação Física Escolar contextualizada e dialógica: um percurso histórico em busca das primeiras evidências antes dos anos de 1980. Corpus sci. Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 55-67, jan/jun. 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.