Educação integral: pesquisas científicas da capes sobre os planos municipais de educação

Autores

  • Mônica Araújo Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Marinalva Nunes Fernandes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p49-53

Palavras-chave:

Educação Integral, Planos Municipais de Educação, Pesquisas Científicas

Resumo

O estudo tem como objetivo conhecer a realidade das pesquisas científicas no tocante à Educação Integral nos Planos Municipais de Educação (PME) do Território de Identidade do Sertão Produtivo entre os anos de 2015 a 2019, identificando, o número de produções dessa natureza nesse espaço. Adota metodologicamente o Estado de Conhecimento, por meio da abordagem qualitativa e análise documental feita no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados revelam a ausência de pesquisas sobre o PME nesse território deixando preconizados a premência de pesquisas sobre a implementação e execução da Educação Integral nessa região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIATTI, Andreia. O direito à educação integral nos planos de educação (2015-2025) dos municípios da região metropolitana de campinas. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, p. 504. 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8926660. Acesso em: 7 de março de 2022.

ARAÚJO, Denise; ALMEIDA, Maria Zeneide. Políticas educacionais: refletindo sobre seus significados. Goiânia, Educativa, v. 13, n. 1, p. 97-112, jan./jun. 2010.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação (UESM), Vol. 40, n.º 1, p. 101-116, dezembro de 2015.

OLIVEIRA, Talline. Educação integral: análise da implementação das políticas educacionais para cumprimento da Meta 6 do PME de Santarém-PA. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Oeste do Pará. São Paulo, p. 158. 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8926660. Acesso em: 7 de março de 2022.

VILAS BOAS, Mariana; ABBIATI, Andreia. A educação (em tempo) integral no brasil: um olhar sobre diferentes experiências. RPGE–Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1573-1597, set./dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SANTOS, M. A.; FERNANDES, M. N. Educação integral: pesquisas científicas da capes sobre os planos municipais de educação. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 49–53, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p49-53. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19223. Acesso em: 22 nov. 2024.