Ao som da criançada: a música como contexto de experiência numa escola de educação infantil em Guanambi

Autores

  • Ygor Alves Cruz Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fabiana da Silva Rodrigues Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Adriana Moreira Pimentel Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eugênia da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p21-26

Palavras-chave:

Educação Infantil, Música, Painel Sonoro

Resumo

O presente artigo reflete sobre a importância do contato com a música na Educação Infantil, partindo da criação de um contexto de experiência musical, nominado, “Ao som da criançada”, ao ar livre, numa Escola de Educação Infantil denominada Diapasão2, no município de Guanambi. Atendendo aos seguintes questionamentos: de que maneira as crianças se relacionam com os objetos e instrumentos, como percebem o som em suas diferentes intensidades e quais as narrativas construídas por elas a partir do fazer musical? A proposta postulada no campo de pesquisa buscou atender algumas finalidades, com o objetivo de explorar as possibilidades de desenvolvimento da criança, com ações apreciativas, de experimentação e principalmente, a vivência e construção do fazer musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENNET, Roy. Elementos básicos da música. Tradução Maria Tereza Resende Costa; revisão técnica, Luiz Paulo Sampaio. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL, Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), 2011.

GOHN, Daniel Marcondes. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2003.

GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude. História da música ocidental. 2013.

LINO, Dulcimarta Lemos. Música é... Cantar, dançar... é brincar! Ah, tocar também. CUNHA. In: Susana Rangel Vieira Da. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Organizadora - Porto Alegre; Mediação 1999. p.p 62, 64, 67, 81, 80.

OSB. Orquestra Sinfônica Brasileira. Glossário. Disponível em: https://www.osb.com.br/glossario. Acesso em: 30 de jun. de 2022.

PICCHI, Achille Guido. A música e os inícios do homem. Mimesis, Bauru, v. 29, n. 2, p. 43-48, 2008.

RODRIGUES, Fabiana da Silva; CRUZ, Ygor Alves. Diário de Estágio. 3 de junho de 2022.

SANTOS, Ana Selma Anjo; SILVA, Elenilde de Souza, BARBOSA, Gardênia de Oliveira. A importância da música na Educação Infantil. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/PDF%20-%20Francilene%20Pereira%20Carneiro. Acesso em: 30 de junho de 2022.

SILVA, José Carlos Sousa da. O trabalho com a música na Educação Infantil. João Pessoa: UFPB, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

CRUZ, Y. A.; RODRIGUES, F. da S.; TEIXEIRA, A. M. P.; PEREIRA, E. da S. Ao som da criançada: a música como contexto de experiência numa escola de educação infantil em Guanambi. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 21–26, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p21-26. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19217. Acesso em: 22 nov. 2024.