Estágio extracurricular no SAMU: ferramenta potencializadora na formação de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Jéssica Nayara da Silva Prado Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jaine Kareny da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122305

Palavras-chave:

Enfermagem em Emergência, Enfermeiros; Estudantes, SAMU

Resumo

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a assistência deve ocorrer precocemente para garantir maior sobrevida às vítimas. Para tanto, é necessário investir na qualificação profissional desde a graduação, por meio da oferta regular de disciplinas específicas ou por estágios extracurriculares. Objetivo: Descrever a vivência de acadêmicos do curso de Enfermagem durante um estágio extracurricular realizado no SAMU. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. Resultados e discussão: Os ligantes participaram do atendimento às vítimas em situações clínicas e traumáticas seguindo os protocolos assistenciais do serviço, realizaram procedimentos técnicos e orientações sob a supervisão de um profissional de saúde. Conclusão: Esta vivência foi importante, pois possibilitou a aquisição de conhecimento, posturas éticas e habilidades de raciocínio clínico-crítico específicas ao atendimento em situações de urgência e emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUN, A. B. B; SANTOS, S. A.S. Estágio supervisionado na formação do assistente social. InterSaberes, 2019.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n. 5.452. Diário Oficial da União, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 11 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção às urgências. 3. ed. Brasília, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_urgencias_3ed.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

COFEN. Resolução nº 375, de 22 de março de 2011. Dispõe sobre a presença do Enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, 2011. Disponível em:http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-n-375 2011_6500.html. Acesso em: 10 set. 2022.

COULON, A. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 4, p. 1239–1250, dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141109. Acesso em: 10 set. 2022.

D´AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

FIOR, C. A; MERCURI, E. Formação universitária e flexibilidade curricular: importância das atividades obrigatórias e não obrigatórias. Psicologia da Educação, v. 29, p. 191–215, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752009000200010&lng=pt. Acesso em: 11 set. 2022.

LEITE, R. C. N; SAMPAIO, S. M. R. A formação de si (Bildung) do estudante universitário, 2016.

LIMA, D; PEREIRA, O. Contribuições do estágio supervisionado para a formação do profissional de enfermagem: expectativas e desafios. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em: CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: EXPECTATIVAS E DESAFIOS | Semantic Scholar. Acesso em: 10 set. 2022.

MELO, R. B. M; SALES, K. G. S. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM. UNIFACIG, Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2021. Disponível em: http://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/download/3338/2362. Acesso em: 12 set. 2022.

MENESES, L. S. L. et al. Vivência em estágio extracurricular voluntário em uma estratégia de saúde da família no município de Baião – PA: relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 7676–7680, 2020. Disponível em: Vivência em estágio extracurricular voluntário em uma estratégia de saúde da família no município de Baião – PA: relato de experiência/ Experience in voluntary extracurricular internship through a family health strategy in the city of Baião, state of Pará: experience report | Brazilian Journal of Health Review (brazilianjournals.com). Acesso em: 12 set. 2022.

MOTA, R. DOS S. et al. Relato de experiência – late no serviço de atendimento móvel de emergência (SAMU) em 2019 / Experience report - late in the mobile emergency care service (SAMU) in 2019. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 4, p. 12595–12605, 13 jul. 2022. Disponível em: Relato de experiência – late no serviço de atendimento móvel de emergência (SAMU) em 2019 / Experience report - late in the mobile emergency care service (SAMU) in 2019 | Brazilian Journal of Health Review (brazilianjournals.com) Acesso em: 14 set. 2022.

MUSSI, R. F. DE F; FLORES, F. F; ALMEIDA, C. B. DE. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60–77, 1 set. 2021. Disponível em: [PDF] Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico | Semantic Scholar. Acesso em: 13 set. 2022.

PAIVA, K. C. M. DE; MARTINS, V. L. V. Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de enfermeiros de um hospital público. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 227–238, 2011. Disponível em: Contribuições do estágio extracurricular para as competências profissionais: percepções de acadêmicos de enfermagem – DOAJ. Acesso em: 12 set. 2022.

PEREIRA, L. V. et al. A perspectiva do acadêmico de enfermagem frente ao campo de estágio. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 7, 2022. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-perspectiva-do-acad%C3%AAmico-de-enfermagem-frente-ao-Pereira-Cerqueira/9e959e67dff300ae21b49f3f1053e210731a201d. Acesso em: 20 set. 2022.

SOUSA, J. G. DAS. et al. Estágio extracurricular como ferramenta potencializadora para formação do enfermeiro: relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 87636–45, 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/19805/15867. Acesso em: 12 set. 2022.

SOUZA, F. A. DE; PAIANO, M. Desafios e dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem em início de carreira. REME Rev. Min. Enferm, v. 15, n. 1, p. 267–273, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-600166. Acesso em: 15 set. 2022.

SOUZA, W. R. A formação acadêmica na graduação em enfermagem e o atendimento pré-hospitalar. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2015. Disponível em: https://ri.ufmt.br/bitstream/1/130/1/DISS_2015_Wanessa%20Rezende%20Sousa.pd. Acesso em: 16 set. 2022.

VARGAS, D. DE. Atendimento Pré-Hospitalar: a Formação Específica do Enfermeiro na Área e as Dificuldades Encontradas no Início da Carreira. Rev. Paul. Enferm, p. 38-43, 2006. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/mis-15552. Acesso em: 15 set. 2022.

VIEIRA, O. L. G. F; MEIRA, F. DE B; Marinho, M. DOS S. A importância, limitações e dificuldades do SAMU 192: revisão integrativa da literatura. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 51, p. 279-286, 2021. Disponível em: http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/1422. Acesso em: 16 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

PRADO, J. N. da S.; SILVA, J. K. da. Estágio extracurricular no SAMU: ferramenta potencializadora na formação de acadêmicos de enfermagem. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 12, p. e8122305, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122305. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19198. Acesso em: 23 nov. 2024.