Sociedade tecnológica, educação digital e as desigualdades educacionais/sociais: práticas docentes antes e depois da pandemia

Autores

  • Fausta Porto Couto Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joana Dark Dias Moraes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Quelle Boa Sorte da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Valdineide Moura Dourado da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Vanile Santos Cavalcante Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122304

Palavras-chave:

Sociedade Tecnológica, Ensino Remoto, Práticas Pedagógicas, Educação Digital, Desigualdades Educacionais/Sociais

Resumo

Esta pesquisa de revisão bibliográfica objetiva analisar como a educação digital influenciou a prática pedagógica antes e depois da pandemia de COVID-19 na educação básica. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica exploratória, feita a partir de dados colhidos nas produções acadêmicas dos últimos 10 anos publicados nos indexadores online Scielo, Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico. No processo de análise foi possível caracterizar como a cultura digital foi pautada antes e depois da pandemia nas práticas pedagógicas; identificar as dificuldades/possibilidades evidenciadas por professores; e descrever os desafios das práticas educativas do ensino remoto, de modo a revelar as práticas pedagógicas com a Tecnologia digital de Informação e Comunicação (TDIC) na pandemia de COVID-19. Observamos que há uma vasta produção sobre as tecnologias na educação, mas que, no contexto da pandemia de COVID-19, as reflexões das produções evidenciam a urgente necessidade da educação digital para professores e estudantes e fortalecimento dos suportes institucionais inclusivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Adrianne Veras de et al. A utilização de tecnologias digitais pedagógicas no contexto da pandemia da Covid-19. TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 7, n. 2, jul./dez. 2021. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/560/394. Acesso em: 19 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.

BRASIL. Senado Federal. Relatório final subcomissão temporária para acompanhamento da educação na pandemia [2022]. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2462. Acesso em: 12 jan. 2023.

CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929>. Acesso em: 19 jan. 2022.

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de; ALVES, Telma Panerai. Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. e 76253, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/st6TR3J4bdK43SrDWWHfHFq/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 out. 2022.

CASTELLS, Manuel. Escola e internet: o mundo da aprendizagem dos jovens. Fronteiras do Pensamento.2012 Disponível:

https://youtu.be/J4UUM2E_yFo. Acesso em: 12 de Janeiro de 2023.

CASTRO, Mayara Alves de; VASCONCELOS, José Gerardo; ALVES, Maria Marly. Estamos em casa!: Narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, [S. l.] v. 2, n. 1, p. 1-17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3716. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3716. Acesso em: 20 jan. 2022.

DUBET, François. Sociologia da experiência. Tradução de Fernando Tomaz. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONSECA, Gabriel Cabral da et al. As vozes de alunos do ensino médio acerca do ensino remoto emergencial: possibilidades e desafios na aprendizagem. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e32210817436, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.17436. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17436. Acesso em: 19 jan. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2ª ed. 1996.

FRITSCH, Rosangela et al. O ensino remoto no contexto da pandemia de covid-19 em escolas públicas de ensino médio. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 37, n. 3, p. 1478-1505, jan. 2022. DOI: 10.21573/vol37n32021.109654. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/109654. Acesso em: 02 fev. 2022.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOMES, Sandra; MELO, Francimonny Yasmim Marques de. Por uma abordagem espacial na gestão de políticas educacionais: equidade para superar desigualdades. Educação & Sociedade [online]. 2021, v. 42. DOI: 10.1590/ES.234175. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/y4pScPn3NtcrcFXQmTFGsjz/?lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022.

KENSKI, Vania Moreira. Sociedade Tecnológica: tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC). Especialização Educação Digital. Trilha 1, Sociedade Tecnológica. Universidade do Estado da Bahia. E-book (2021).

KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; KNUPPEL JÚNIOR, Luiz Carlos. Sociedade Tecnológica: diálogos e cruzamentos, entrecruzamentos. Especialização Educação Digital. Trilha 1, Sociedade Tecnológica. Universidade do Estado da Bahia. E-book (2021).

LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/CrYD84R5ywKWBqwbRzLzd8C/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022.

LUNARDI, Nataly Moretzsohn Silveira Simões et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, 2021. DOI: 10.1590/2175-6236106662. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GnhccHnG4mxDNdSQKDQ7ZBt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.

MACHADO, Aline Alvares; AMARAL, Marília Abrahão. Uma análise crítica da competência cultura digital na Base Nacional Curricular Comum. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021. DOI: 10.1590/1516-731320210034. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/xPtrsyZK5Sd4bPctZwC4wYd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 08 set. 2022.

MAIESKI, Alessandra; SILVA, Danilo Garcia. Apropriações e Sentidos na Formação On-Line: Conceitos e práticas em questão. Educação & Sociedade, v. 42, 2021. DOI: 10.1590/ES.244797. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/4Sw5bqH8qBVMNjM6LhbGrhq/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de Covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde -Manguinhos, Rio de Janeiro, v.28, n.4, out.-dez. 2021, p.1263-1267. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/PsyyZM3qmWPBQcBMm5zjGQh/. Acesso em: 10 nov. 2022.

MARTUCCELLI, Danilo. Gramaticas del indivíduo. Tradução Jose Frederico Delos 1ª ed. Buenos Aires: Losada, 2007.

MARTUCCELLI, Danilo. Forgé par l'épreuve: l'individu dans la France contemporaine. Paris: Armand Colin, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MOREIRA, J. Antonio; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, pp. 351-364, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9756. Acesso em: 20 jan. 2022.

OLIVEIRA, Lucilene Simone Felippe. A inserção acelerada das TDIC na educação infantil e ensino fundamental I diante a pandemia da Covid-19. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 2, n. 4, p. 95-117, 2020. Disponível em: https://www.brjpd.com.br/index.php/brjpd/article/view/108. Acesso em: 08 ago. 2022.

OLIVEIRA, Antonia Soares Silveira e; ARAÚJO NETO, Augusto Brito; OLIVEIRA, Lygia Maria Silveira e. O processo ensino aprendizagem na educação infantil em tempos de pandemia e isolamento. Ciência Contemporânea, v. 1, n. 6, 2020. Disponível em: https://lygiaoliveira.com/wp-content/uploads/2020/11/O_PROCESSO_ENSINO_APRENDIZAGEM_NA_EDUCACAO_INFANTIL_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA_E_ISOLAMENTO-1.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

PAULA, Fernando Damião de; MIRANDA, Marcos Cesar Rodrigues. Educação e pandemia: o ensino fundamental anos finais um sistema de ensino. Revista online de Política e Gestão Educacional, 2021. RPGE– Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2098-2116, set./dez. 2021. DOI:https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15492. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15492/12003. Acesso em: 10 ago. 2022.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; NUNES, Andréa Karla Ferreira; SALES JÚNIOR, Valdick Barbosa de. Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/bg7mqHXSF673hLBB8fVxXjq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 ago. 2022.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Claudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 08 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

COUTO, F. P.; MORAES, J. D. D.; SILVA, Q. B. S. da; SILVA, V. M. D. da; CAVALCANTE, V. S. Sociedade tecnológica, educação digital e as desigualdades educacionais/sociais: práticas docentes antes e depois da pandemia . Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 12, p. e8122304, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122304. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19197. Acesso em: 21 nov. 2024.