Relato de uma experiência: práticas interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p268-272Palavras-chave:
Estágio, Interdisciplinaridade, Teoria e prática, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância das atividades interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvidas durante o estágio supervisionado na Escola Municipal João de Barro, localizada em Guanambi-BA, que atende crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades pedagógicas foram efetuadas durante dez dias, totalizando 40h, com etapas construídas por observação e desenvolvimento de proposta de intervenção pedagógica. O desenvolvimento da sequência didática interdisciplinar durante o estágio revelou que o processo de ensino e aprendizagem não acontece com disciplinas isoladas, mas com uma integração que engloba todas as áreas curriculares. As experiências com atividades interdisciplinares e lúdicas resultaram em momentos de criatividade, imaginação, e troca de afetos e conhecimento. Dessa forma, a metodologia interdisciplinar contribuiu para nossa formação e reflexão sobre a prática docente a partir da relação teoria e prática.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Vanda Almeida da Cunha et al. Os sentidos da escolarização para mulheres no rural de Feira de Santana/Bahia: narrativas de trajetórias e sonhos de mulheres da EJA. 2014.
AZEVEDO, J. F. Da maternagem aos bancos escolares: desafios da permanência de mulheres/mães na EJA. 2017. 118 f. 2017.
BASTOS, Ludimila Correa. Trabalho doméstico, relações de gênero e educação: um estudo com educandas/os da EJA. 2017.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 5. ed. Nova fronteira: Rio de Janeiro, 2019.
BONFIM, Thais Resende Araújo Borges. Relações de gênero, violência escolar e políticas públicas de educação. 2017
CORREA, Ariane Camila Tagliacolo Miranda. Relações de gênero na escola e violência contra as mulheres: a construção social e cultural do masculino e feminino e sua reprodução na educação. 2013.
LOPES, FrancieliArlt. Políticas públicas de currículo e relações de gênero: contributos para a formação e o empoderamento da mulher/menina. 2017.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MARQUES, Tatyanne Gomes. Um pé na roça-outro na universidade: experiências de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2019.
RODRIGUES, Edvaldo Costa et al. A relação trabalho-educação na vida de mulheres vigilantes em São Luís. 2014.
SOUZA, Nina de Paula Martins Monteiro et al. Mulheres da EJA: entre sonhos e desafios da continuidade na escolarização de alunas da rede municipal de Seropédica-RJ, 2015.
SOUZA, Raquel Santiago de. Família e escola: estudo de uma relação (in)delicada a partir de gênero. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.