Reinvenção da prática docente: uma experiência de estágio nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p257-262Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Escuta sensível, Estágio, Reinvenção da práticaResumo
Este texto traz reflexões sistematizadas por meio do Componente Curricular Pesquisa e Estágio III, do curso de Pedagogia. A experiência se deu em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, da rede pública do município de Guanambi-Ba. O estudo, de abordagem qualitativa, objetivou articular as vivências na sala de aula com as reflexões sobre o papel estágio e a reinvenção da prática a partir do olhar progressista do educador Paulo Freire. A partir dos instrumentos de observação e de desenvolvimento de ação pedagógica, numa perspectiva dialógica, refletiu-se acerca da necessidade do olhar atento e da escuta sensível para compreender aspectos particulares vivenciados nos processos educativos e contextos escolares. A partir dos resultados, destaca-se a relevância do estágio para a inserção na prática docente e contato com a escola. No que se refere aos discentes, observou-se a importância de escutá-los e posicioná-los no centro do processo educacional, das práticas educativas escolares.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. PROFESSORA, SIM; TIA, NÃO. 24 Ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.