A formação continuada de professores e interdisciplinaridade

Autores

  • Rosemeire da Rocha Couto Araújo Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria Goreth e Silva Nery Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p198-203

Palavras-chave:

Formação Continuada

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo compreender qual a importância da formação continuada de professores, e de que maneira o uso de práticas educativas interdisciplinares contribui para a produção de conhecimento, bem como para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa dos educandos. O estudo é de cunho qualitativo, enquanto procedimentos metodológicos foi realizado uma pesquisa bibliográfica, com diferentes autores que discute o conceito de formação continuada de professores e interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Nadja Maria de Lima. A Formação Contínua de Professores – novas tendências e novos caminhos. Holos, 2004.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). São Paulo: Cortez, 2008.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Coleção Ciência da educação século XXI. Porto Editora, 1999.

JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Seminário Internacional Sobre Reconstrução Curricular. Porto Alegre, 1994.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976.

NÓVOA, A. (coord.). Histórias de vida: perspectiva metodológica. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora,1992.

PRADA, Luís Eduardo Alvarado; FREITAS, Thaís Campos. FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 10, 2010.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 2008.

TRINDADE, Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as Ciências. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). —São Paulo: Cortez, 2008.

Yared, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008.

COSTA, Nadja Maria de Lima. A Formação Contínua de Professores – novas tendências e novos caminhos. Holos, 2004.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). São Paulo: Cortez, 2008.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Coleção Ciência da educação século XXI. Porto Editora, 1999.

JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Seminário Internacional Sobre Reconstrução Curricular. Porto Alegre, 1994.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976.

NÓVOA, A. (coord.). Histórias de vida: perspectiva metodológica. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora,1992.

PRADA, Luís Eduardo Alvarado; FREITAS, Thaís Campos. FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 10, 2010.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 2008.

TRINDADE, Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as Ciências. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). —São Paulo: Cortez, 2008.

Yared, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008.

Publicado

2023-08-31

Como Citar

ARAÚJO, R. da R. C.; NERY, M. G. e S. A formação continuada de professores e interdisciplinaridade. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 198–203, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p198-203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18403. Acesso em: 21 nov. 2024.