Promoção do brincar a criança hospitalizada: relato de experiência de acadêmicas de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p161-164Palavras-chave:
Brincar, Criança, HospitalizaçãoResumo
A hospitalização gera estresse, medo e ansiedade principalmente nas crianças pois estas ainda estão em processo de adaptação no meio social. A implantação de brincadeiras no hospital surge assim como uma forma de amenizar os sintomas negativos gerados pelo estresse, mas também melhorar a estadia hospitalar. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem durante as intervenções de um projeto de extensão enquanto brincavam com crianças hospitalizadas. Durante o período de experiência nas intervenções foi possível observar que embora as brincadeiras parecessem simplórias, elas eram fundamentais para as crianças selecionadas pois estimulavam a imaginação e promoviam uma quebra na rotina hospitalar.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Arimatéia. et al. O estresse intra-hospitalar e o aumento da pressão arterial entre acompanhantes de pacientes. Enfermagem Brasil, v 20, n 1, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.33233/eb.v20i1.4232>. Acesso em 17 set. 2022.
BEZERRA, Amanda Marques et al. Fatores Desencadeadores E Amenizadores Da Sobrecarga Materna No Ambiente Hospitalar Durante Internação Infantil. Cogitare Enfermagem [online]. 2021, v. 26 , Out 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.72634>. ISSN 2176-9133. Acesso em 17 set. 2022.
FERREIRA, Dayse De Oliveira. et al Estratégias De Humanização Da Assistência No Ambiente Hospitalar: Revisão Integrativa. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 147–163, 2021. DOI: 10.21680/2446-7286.2021v7n1ID23011. Disponível em:
<https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/23011>. Acesso em: 17 set. 2022.
MENZANI, R. M.; REGUEIRO, E. M. G.; LEIVA, J. de C. Ser Criança Na Classe Hospitalar: A Dimensão Psicológica Na Interface Educação E Saúde. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 106-120, 2017. DOI: 10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.476. Disponível em: https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/476. Acesso em 17 set. 2022.
REBESCHINI, Carol. Trauma na infância e transtornos da personalidade na vida adulta: relações e diagnósticos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. Unisalle editora, Canoas, v. 5, n. 2, 2017. ISSN 2317-8582. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3247 >. Acesso em 17 set. 2022.
RODRIGUES, Abida Amoglia; ALBUUERQUE, Valéria Barroso. O brincar e o cuidar: o olhar da terapia ocupacional sob o comportamento lúdico de crianças em internação prologanda. Rev. Interinstitutional Brazilian Journal of Occupational Therapy. Rio de Janeiro, v.4, pag 27-42, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/23011/13726>. Acesso em 18 set. 2022.
SILVA, Lenise Dutra da. et al. O brincar no enfrentamento do processo de hospitalização. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 19, n. 2, p. 291-300, 2018. ISSN 2177-3335. Acesso em 21 set. 2022.
VIEIRA, Sofia Régis; CAZEIRO, Ana Paula Martins. Análise de jogos e brincadeiras para o contexto hospitalar/ Analysis of games and play activities for the hospital context. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, v 1(2), p 127-148. Disponível em: <https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto4639> Acesso em 18 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.