Histórias familiares: da submissão a transgressão através das educações
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p96-99Palavras-chave:
Educações, Histórias familiares, Submissão, TransgressãoResumo
Neste texto destacamos as histórias de três meninas, estudantes de pedagogia, que envolvem patriarcado, escolha religiosa, desigualdades e exclusões sociais, submissão da mulher perante o homem, do negro perante o branco, racismo, transgressão, educações. Histórias reais que podem causar revolta, emoção, mas acima de tudo exemplos de pequenas (ou não tão pequenas) vitórias, e que sejam motivo de orgulho, incentivo a você que está lendo. Houve muitas conquistas das mulheres, dos negros no decorrer dos anos, mas poderemos observar que há muito a ser feito. As histórias ficam como exemplo de temas para futuros estudos, projetos que contemplem esses temas e façam com que essas transgressões ocorram no dia a dia, de forma individual para então visualizarmos as mudanças na coletividade.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo, fatos e mitos. 4ª ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970, p. 158. v. 1.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 55.
RAMOS, Guilherme da Silva. Cabelo Crespo. In: RASTA, Aka.
TRINDADE, Domingos. LEAL, Maria Eunice. Sou do campo: como me sinto na cidade? Maceió / AL: 70ª Reunião Anual da SBPC, 22 a 28 de jul. de 2018, p. 01.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.