Grupos reflexivos com mulheres em situação de vulnerabilidade: uma prática extensionista

Autores

  • Camila Santana Morais Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jéssica Nayara da Silva Prado Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Viviane de Jesus Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rebeca de Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elionara Teixeira Boa Sorte Fernandes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p91-95

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Mudança Social, Saúde da Mulher

Resumo

Trata-se de um relato de experiência que descreve o percurso vivenciado por monitoras em uma prática extensionista através de um projeto de extensão vinculado ao Grupo de pesquisa sobre Mulher, Gênero e Saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As ações do GR foram planejadas em cinco momentos, com um intervalo quinzenal entre os mesmos. Os encontros contaram com temáticas que provocaram reflexões acerca da saúde da mulher e disparidade de gênero, bem como sobre as implicações destas nas suas relações sociais. A formação do GR com mulheres em situação de vulnerabilidade como um espaço educativo proporcionou discussões e reflexões que buscaram incentivar as mulheres a autonomia, autocuidado e compressão dos impactos da desigualdade de gênero nas suas condições de saúde. Além disso, esses espaços podem contribuir para a integralidade da assistência à saúde da mulher, com troca de informações sobre o seu corpo, ações de autocuidado e incentivo a autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 1. ed., 2. reimpr. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2011. 82 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_mulher_principios_diretrizes.p df. Acesso em: 21 set. 2022.

BRASIL, Lei nº. 11.340, de 7 de agosto de 2006, (Lei Maria da Penha). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 21 set. 2022.

CONCEIÇÃO, D.S. et al. A Educação em Saúde como Instrumento de Mudança Social. Braz. J. of Develop. Curitiba, v.6, n.8, p. 59412-59416aug.2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/15195. Acesso em: 21 set. 2022.

ESTRELA, F. M et al. Social technology to prevent intimate partner violence: the VID@ Group in actions with men. Rev Esc Enferm USP. 2020; 54:e03545. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/SKnGY5y7mHVD4cmLGwqVPJy/?lang=en. Acesso em: 20 set. 2022.

GARZON, A. M. M.; SILVA, K. L. D., MARQUES, R. C. Liberating critical pedagogy of Paulo Freire in the scientific production of nursing 1990-2017. Rev Bras Enferm. 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo - população residente por sexo, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9662- censo-demografico-2010.html?=&t=destaques. Acesso em: 21 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

MORAIS, C. S.; PRADO, J. N. da S.; PEREIRA, V. de J.; SILVA, R. de J.; FERNANDES, E. T. B. S. Grupos reflexivos com mulheres em situação de vulnerabilidade: uma prática extensionista. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 91–95, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p91-95. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17929. Acesso em: 24 nov. 2024.