Experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p73-78Palavras-chave:
Brinquedoteca, Brincar, Experiências, Monitoria de ExtensãoResumo
A proposta deste resumo surge das experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB. A análise nasce a partir da monitoria de extensão vivenciada pelas monitoras. Tem como objetivo central descrever e analisar as experiências brincantes na brinquedoteca do Campus XII com base em leituras realizadas por meio do grupo de estudos dos projetos Brinquedoteca e Ciranda que tratam sobre as infâncias, as crianças, o significado do brincar e das brincadeiras nas culturas infantis e suas implicações para a educação. Em síntese, destacamos que a brinquedoteca é vista como um local de aprendizagens e um espaço que privilegia a garantia e o direito do brincar das crianças. A partir das experiências vividas na brinquedoteca do Campus XII, descobrimos a importância do brincar com as crianças, em vez de apenas estimulá-las, pois a brinquedoteca é um local estruturalmente lúdico, voltando para sua socialização e construção de conhecimentos.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.
SANTOS, Geilma Souza Ferreira dos; SANTOS, Joseane dos; SANTOS, Marta Corrêa.
Brinquedoteca: UM ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER. 2016. Disponível:
https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc5-6.pdf;
LEONTIEV, Alexis. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: LURIA; LEONTIEV; VYGOTSKY. Desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
HYPOLITTO, Dinéia. Brinquedoteca. Ano VI, nº 24. 2007. Disponível em: http://www.oocities.org/br/dineia.hypolitto/arquivos/artigos/33_24.pdf; . Acesso em: 14 set. de 2022.
MIRANDA, Simão de. Do Fascínio do jogo à alegria do aprender. Campinas, SP: Papiros, 2001.
PAIVA, Aparecida. PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; VERSIANI, Zélia. Literatura- saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007
MACARINI, Samira M.; VIEIRA, Mauro L. O brincar de crianças escolares na brinquedoteca.
Rev. Bras Crecimento e desenvolvimento humano. 2006
CAMPOS, Rafalely karolynne do Nascimento; RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Recriações de papeis sociais sobre família no brincar de crianças pequenas. Educação. Santa Maria, v. 44 2019.
OLIVEIRA, Vera Barros. Brinquedoteca: uma visão internacional. Petrópolis, RJ: Vozes,2011.
PEREIRA, Eugênia da Silva; MARQUES, Tatyanne Gomes; SILVA, Priscila Teixeira da.
Crianças e Mães na Universidade: A Ciranda como suporte para permanência no
ensino superior. FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: Diálogos, insurgências e políticas. XX ENDIPE / Rio 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.