Experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB

Autores

  • Bruna Figueiredo Eleutério Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Daiane de Araujo Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jéssica Pereira Cardoso Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tatyanne Gomes Marques Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p73-78

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Brincar, Experiências, Monitoria de Extensão

Resumo

A proposta deste resumo surge das experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB. A análise nasce a partir da monitoria de extensão vivenciada pelas monitoras. Tem como objetivo central descrever e analisar as experiências brincantes na brinquedoteca do Campus XII com base em leituras realizadas por meio do grupo de estudos dos projetos Brinquedoteca e Ciranda que tratam sobre as infâncias, as crianças, o significado do brincar e das brincadeiras nas culturas infantis e suas implicações para a educação. Em síntese, destacamos que a brinquedoteca é vista como um local de aprendizagens e um espaço que privilegia a garantia e o direito do brincar das crianças. A partir das experiências vividas na brinquedoteca do Campus XII, descobrimos a importância do brincar com as crianças, em vez de apenas estimulá-las, pois a brinquedoteca é um local estruturalmente lúdico, voltando para sua socialização e construção de conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.

SANTOS, Geilma Souza Ferreira dos; SANTOS, Joseane dos; SANTOS, Marta Corrêa.

Brinquedoteca: UM ESPAÇO PARA BRINCAR E APRENDER. 2016. Disponível:

https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc5-6.pdf;

LEONTIEV, Alexis. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: LURIA; LEONTIEV; VYGOTSKY. Desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.

HYPOLITTO, Dinéia. Brinquedoteca. Ano VI, nº 24. 2007. Disponível em: http://www.oocities.org/br/dineia.hypolitto/arquivos/artigos/33_24.pdf; . Acesso em: 14 set. de 2022.

MIRANDA, Simão de. Do Fascínio do jogo à alegria do aprender. Campinas, SP: Papiros, 2001.

PAIVA, Aparecida. PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; VERSIANI, Zélia. Literatura- saberes em movimento. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2007

MACARINI, Samira M.; VIEIRA, Mauro L. O brincar de crianças escolares na brinquedoteca.

Rev. Bras Crecimento e desenvolvimento humano. 2006

CAMPOS, Rafalely karolynne do Nascimento; RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Recriações de papeis sociais sobre família no brincar de crianças pequenas. Educação. Santa Maria, v. 44 2019.

OLIVEIRA, Vera Barros. Brinquedoteca: uma visão internacional. Petrópolis, RJ: Vozes,2011.

PEREIRA, Eugênia da Silva; MARQUES, Tatyanne Gomes; SILVA, Priscila Teixeira da.

Crianças e Mães na Universidade: A Ciranda como suporte para permanência no

ensino superior. FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: Diálogos, insurgências e políticas. XX ENDIPE / Rio 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

ELEUTÉRIO, B. F.; GOMES, D. de A.; CARDOSO, J. P.; MARQUES, T. G. Experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 73–78, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p73-78. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17922. Acesso em: 21 nov. 2024.