Biblioteca Municipal César Zama: espaço de educação e produção cultural no município de Caetité
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p23-27Palavras-chave:
Estágio não formal, Biblioteca, Educação, CulturaResumo
O presente texto apresenta o relato de experiência do estágio em espaços não formais, do componente curricular Pesquisa e Estágio no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. O estudo teve por objetivo analisar a produção cultural, como também, compreender como se teceu a história da Biblioteca Pública Municipal César Zama, apresentando a importância, defesa e permanência desse espaço, enquanto lugar de cultura e educação em um bairro popular da cidade de Caetité-Ba. A metodologia foi de abordagem qualitativa e para a geração de dados foi realizada uma análise documental, como também entrevistas estruturadas e semiestruturadas com os/as responsáveis pela instituição e com os moradores da comunidade circunvizinha. Foi desenvolvido também um trabalho de intervenção na biblioteca que buscou dar visibilidade, valorizar e defender a importância desse espaço para a comunidade. Ao final da pesquisa ficou evidente a importância desse local para o município e como a permanência, cuidado e proteção de uma biblioteca pública em um bairro popular se torna um ato político de defesa e luta para o acesso à educação e cultura para todos/as.
Downloads
Referências
AMORIM, Valéria Arantes. GHANEM, Elie. TRILLA, Jaume. Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos. 1. Ed. Summus Editorial: São Paulo, 2008.
TEIXEIRA, Anísio. Por uma escola primária organizada e séria para formação básica do povo brasileiro. Educação e Ciências Sociais. v.3, n.8, 1958. p.139-141. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/decal.htm. Acesso em dezembro de 2021.
VILLALTA, Luiz Carlos. Bibliotecas Privadas e Práticas de Leitura no Brasil Colonial. Université de Paris: Sorbonne, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.