Jogo popular como conteúdo da educação física: experiência em um projeto de intervenção

Autores

  • Janyelle Costa da Circuncisão Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
  • Luana da Silva e Silva Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p39-42

Palavras-chave:

Educação Física, Conteúdo Jogo, Projeto de Intervenção

Resumo

O presente trabalho é resultado da experiência vivenciada mediante um Projeto de Intervenção, intitulado “Joga Aê”, mediante o conteúdo jogo como estratégia metodológica para ações pedagógica, desenvolvido durante a disciplina Prática Curricular IV, oferecida no quarto semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. A construção de um Projeto de Intervenção nesta disciplina visa aproximar o estudante da materialização da docência em sua área de atuação, essa é uma experiência de expressividade para os acadêmicos em formação. O Projeto em questão visou contribuir para o registro, resgate e preservação da memória desses jogos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, E. S.; SHIGUNOV, V. Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física. 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BUENO, THAÍS DO VAL. Possível origem dos jogos populares: perspectivas para o ensino fundamental. 2009. Universidade Estadual de Londrina. Monografia.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DECIAN, Marluce Raquel; RIGO, Luiz Carlos; MARIN, Elizara Carolina. O jogo como conteúdo da Educação Física no Ensino Médio. Revista Didática Sistêmica, p. 51-63, 2015.

GHILARDI, R. Formação Profissional em Educação Física: a relação teoria e prática. Motriz. JournalofPhysicalEducation. UNESP, v. 4, n. 1, p. 01-11, 1998.

OKAMOTO, S. R. S. O jogo popular como conteúdo de ensino nas aulas de educação física. Monografia (Especialização em Educação Física Básica). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S.C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-178, 2005.

SENA, D. C. S. A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de educação física do ensino fundamental e médio. 2014. 263f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2014.

SILVA, G. M.O. et al. O jogo na escola: uma análise da intenção pedagógica de professores de educação física. Conexões, v. 10, n. 2, 2012.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

CIRCUNCISÃO, J. C. da; SILVA, L. da S. e. Jogo popular como conteúdo da educação física: experiência em um projeto de intervenção. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 39–42, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p39-42. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17867. Acesso em: 21 nov. 2024.