Jogo popular como conteúdo da educação física: experiência em um projeto de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p39-42Palavras-chave:
Educação Física, Conteúdo Jogo, Projeto de IntervençãoResumo
O presente trabalho é resultado da experiência vivenciada mediante um Projeto de Intervenção, intitulado “Joga Aê”, mediante o conteúdo jogo como estratégia metodológica para ações pedagógica, desenvolvido durante a disciplina Prática Curricular IV, oferecida no quarto semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. A construção de um Projeto de Intervenção nesta disciplina visa aproximar o estudante da materialização da docência em sua área de atuação, essa é uma experiência de expressividade para os acadêmicos em formação. O Projeto em questão visou contribuir para o registro, resgate e preservação da memória desses jogos na escola.
Downloads
Referências
AZEVEDO, E. S.; SHIGUNOV, V. Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física. 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BUENO, THAÍS DO VAL. Possível origem dos jogos populares: perspectivas para o ensino fundamental. 2009. Universidade Estadual de Londrina. Monografia.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DECIAN, Marluce Raquel; RIGO, Luiz Carlos; MARIN, Elizara Carolina. O jogo como conteúdo da Educação Física no Ensino Médio. Revista Didática Sistêmica, p. 51-63, 2015.
GHILARDI, R. Formação Profissional em Educação Física: a relação teoria e prática. Motriz. JournalofPhysicalEducation. UNESP, v. 4, n. 1, p. 01-11, 1998.
OKAMOTO, S. R. S. O jogo popular como conteúdo de ensino nas aulas de educação física. Monografia (Especialização em Educação Física Básica). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S.C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 167-178, 2005.
SENA, D. C. S. A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de educação física do ensino fundamental e médio. 2014. 263f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2014.
SILVA, G. M.O. et al. O jogo na escola: uma análise da intenção pedagógica de professores de educação física. Conexões, v. 10, n. 2, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.