Diversidade étnico-raciais e o currículo da educação física
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p34-36Palavras-chave:
Educação Étnico-raciais, Educação Física, CurrículoResumo
O artigo discorre acerca da diversidade étnico-raciais, e o currículo da Educação Física. Objetiva-se discutir a importância de analisar, conhecer sobre as questões Étnico-raciais, pensando tal relação a partir dos povos africanos e indígenas no currículo da Educação Física Escolar. Para traçar tal discussão partimos do método bibliográfico, o trabalho revela uma necessidade de aprofundamento a temática, pois é imprescindível buscar a construção de um currículo diferenciado dentro das comunidades quilombolas e indígenas.
Downloads
Referências
BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, p. 601-610, 2015.
CARVALHO, Sebastião Carlos Santos. O impacto das ações afirmativas na estética e na imagem corporal de jovens negros e negras da UNEB, Campus Guanambi. Tese de Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Belo Horizonte, 2021.
FANTINATO, Tania Mara. Formação docente para a diversidade. IESDE BRASIL S/A. Curitiba, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora: Introdução à psicologia escolar, v. 3, p. 61-78, 1997.
MOREIRA, Antonio Flávio; DA SILVA, Tomaz Tadeo. Currículo, cultura e sociedade. Cortez Editora, 1994.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física em ação: uma perspectiva dos seus autores. Tese de Doutorado Universidade de São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.