As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p49-56Palavras-chave:
Ciclistas, Metrô, Mobilidade, Acessibilidade, Direito à CidadeResumo
Este artigo é fruto de um projeto de pesquisa em nível de graduação. Seu objetivo foi avaliar as condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas às Estações de metrô Acesso Norte e Retiro da Linha 1 do metrô de Salvador. A base teórica de reflexão está na discussão do direito à cidade oriundo de Henri Lefebvre (2001) e a Política Nacional de Mobilidade Urbana de 2012, Lei 12.587/2012. Para a consecução da pesquisa foi necessário realizar levantamento de dados de forma remota e em campo durante o ano de 2019. Dos resultados obtidos, constatamos que a inexistência de ciclovias nos entornos das duas estações de metrô não se deve à falta de infraestrutura urbana, mas a uma ausência de aplicação da legislação através de uma política pública para os ciclistas.
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