Enfermagem e a dança na promoção a saúde: vivência com adolescentes em vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p104-107Palavras-chave:
Enfermagem, Adolescência, Educação em SaúdeResumo
A adolescência é uma fase de transição onde ocorrem mudanças que interferem, direta ou indiretamente, na vida dos indivíduos, especialmente naqueles em risco de vulnerabilidade social. Assim sendo, deve-se oportunizar à esse público as informações necessárias que garantam, entre outros benefícios, o estímulo para autocuidado. Nesse contexto, a educação em saúde, embasada nas metodologias ativas que associam recursos prazerosos, como a dança, na aplicação prática dos assuntos, favorece para melhor assimilação e adesão das temáticas por parte dos adolescentes Objetivo: descrever a experiência de uma oficina de dança com adolescentes em risco de vulnerabilidade social. Materiais e Métodos: estudo de caráter descritivo, relata a experiência de um Projeto de Extensão com 20 adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Resultados: os adolescentes perceberam a importância da dança para além de seu papel divertido, observando que a mesma apresenta aspectos culturais, educacionais e sociais fundamentais para a formação individual e coletiva nessa etapa da vida. Conclusão: assim sendo, conclui-se que a dança, por seu papel educacional, é um recurso ideal para discussão de temáticas relacionadas à saúde, devendo por isso ser inserida no contexto de educação em saúde, especialmente dos adolescentes em risco de vulnerabilidade social.
Downloads
Referências
BRÊTAS, José Roberto da Silva. VULNERABILIDADE E ADOLESCÊNCIA. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped., São Paulo, v. 10, n. 2, p.89-96, dez. 2010.
COSTA, Anny Gm et al. A DANÇA COMO MEIO DE CONHECIMENTO DO CORPO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ADOLESCENTES. Dst – J Bras Doenças Sex Transm, Brasilia, v. 3, n. 16, p.43-49, 2004.
EISENSTEIN, Evelyn. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p.6-7, jun. 2005.
FONSECA, Franciele Fagundes et al. As vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervenção. Rev Paul Pediatria, Montes Claro, v. 31, n. 2, p.258-264, jan. 2013.
MARBÁ, Romolo Falcão; SILVA, Geusiane Soares da; GUIMARÃES, Thamara Barbosa. DANÇA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 9, n. 1, p.1-9, fev. 2016.
PESSALACIA, Juliana Dias Reis; MENEZES, Elen Soraia de; MASSUIA, Dinéia. A vulnerabilidade do adolescente numa perspectiva das políticas de saúde pública. Revista Bioethikos, São Camilo, v. 4, n. 4, p.423-430, jan. 2010.
PINTO, Celeida Belchior Garcia Cintra; FEITOSA, Roberta Pereira; PINTO, Celeida Belchior Garcia Cintra. O ensino da dança e a relação de gênero na educação básica. Universitas: Ciências da Saúde, [s.l.], v. 15, n. 1, p.57-65, 26 jun. 2017. Centro de Ensino Unificado de Brasilia. http://dx.doi.org/10.5102/ucs.v15i1.4292.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.