O acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no ensino superior: o que revelam as pesquisas?

Autores

  • Samara Gomes Aguiar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Valquiria Normanha Paes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p10-15

Palavras-chave:

Estudos e Pesquisas, Acesso e Permanência, Mulheres, Ensino Superior

Resumo

A reflexão aqui apresentada resulta de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou analisar, a partir das especificidades da condição feminina, como acontece a permanência e a participação de mulheres no Ensino Superior. Este texto expõe os achados referentes à produções acadêmicas sobre o acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no Ensino Superior, no período de 2007 a 2017. Sua finalidade foi estabelecer pontos em comum com as demais pesquisas realizadas nesta área. Para tanto, optou-se pelas investigações científicas que buscam compreender como está a atual situação de mulheres acadêmicas inclusas em determinadas condições na universidade, a fim de entender o percurso histórico da escolarização feminina no Brasil. Por meio do mapeamento bibliográfico foi possível identificar e compreender como os/as autores/as discorreram sobre estas temáticas e como foram desenvolvidas suas pesquisas. Os bancos de dados escolhidos para o levantamento foram Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Biblioteca Virtual do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Biblioteca física da UNEB – Campus XII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Débora Monteiro do; MONTRONE, Aida Victoria Garcia. Mulher, mãe, trabalhadora, militante e estudante. In: IV SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E ASSENTAMENTOS RURAIS. Araraquara, 2010. Disponível em:

<https://www.uniara.com.br/legado/nupedor/nupedor_2010/00%20textos/sessao_8/08-03.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2017.

ARTES, Amélia Cristina Abreu. A presença de mulheres no Ensino Superior brasileiro: uma maioria sem prestígio. In: 11º SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO – TRANSFORMAÇÕES, CONEXÕES, DESLOCAMENTOS. Florianópolis, 2017. Disponível em: <http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1496748817_ARQUIVO_fazendogenero_final.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

ÁVILA, Rebeca Contrera; PORTES, Écio Antônio. A tríplice jornada de mulheres pobres na universidade pública: trabalho doméstico, trabalho remunerado e estudos. Revista Estudos Feministas. v. 20, n. 3, p. 809-832, dez. Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v20n3/11.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.

BARBOSA, Priscilla Bezerra. O filho é da mãe? Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), 2017.

MORAES, Eunice Léa de; SILVA, Lucia Isabel Conceição da. Políticas para mulheres e os desafios da institucionalidade. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED (UFMA). São Luís, 2016. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2220-1.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2017.

NASCIMENTO, Maria Clara Medeiros do; BEZERRA, Josenildo Soares. Femvertising: o empoderamento feminino na publicidade. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Natal, 2015. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-2220-1.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2018.

OLIVEIRA, Mónica; TEMUDO, Eva. Mulheres estudantes trabalhadoras na Universidade do Porto: uma licenciatura «fora de tempo» ou «sem tempo»? Ex aequo. Vila Franca de Xira. n. 18. p. 147-173, 2008. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602008000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 ago. 2018.

OLIVEIRA, Daniela de Santana; OLIVEIRA, Débora da Silva; LOBO, Liv Costa; SILVA, Raquel Oliveira. O Empoderamento de Mulheres através das Gerações na Bahia: as interconexões entre oportunidades educacionais, inserção no mercado de trabalho e participação política. In: 8º SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO – CORPO, VIOLÊNCIA E PODER. Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/posters.html>. Acesso em: 01 ago. 2017.

PIGATTO, Liz Helena. A emancipação feminina. In: 8º SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO – CORPO, VIOLÊNCIA E PODER. Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/posters.html>. Acesso em: 01 ago. 2017.

PINTO, Érica Jaqueline Soares; AMORIM, Valquíria Gila de. Gênero e Educação Superior: um estudo sobre as mulheres na Física. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED (UFSC). Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt23-3778.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2017.

SANTOS, Carlinda Moreira dos. A mulher negra no Ensino Superior: trajetórias e desafios. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2286>. Acesso em: 01 abr. 2018.

SILVA, Fabiane Ferreira da; COSTA, Ribeiro Paula Regina. Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher”. Ciência & Educação. v. 20. n. 2. p. 449-466, Bauru, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v20n2/1516-7313-ciedu-20-02-0449.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

SILVA, Tânia Maria Gomes da. Mulheres, maternidade e identidade de gênero. In: 10º SEMINÁRIO FAZENDO GÊNERO – DESAFIOS ATUAIS DOS FEMINISMOS. Florianópolis, 2013. Disponível em: <http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1371640271_ARQUIVO_Mulheres,maternidadeeidentidadedegenero.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2017.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

AGUIAR, S. G. .; REIS, S. M. A. de O. .; PAES, V. N. . O acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no ensino superior: o que revelam as pesquisas?. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 10–15, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p10-15. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17555. Acesso em: 24 nov. 2024.