Bem-estar dos professores de educação física escolar: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p4-9Palavras-chave:
Promoção da saúde, Docência, Educação FísicaResumo
O objetivo do presente estudo foi observar como o bem-estar dos professores de educação física da rede escolar brasileira vem sendo abordado na produção acadêmica do período de 2000 a 2010. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizado no site de busca google acadêmico, utilizando-se as seguintes combinações: qualidade de vida and docência or professor and educação física. Os estudos se caracterizaram como de metodologia quantitativa, e os resultados revelaram que: o nível de satisfação aumentou com o passar dos anos na profissão; as condições de saúde não favoráveis acabam afetando a saúde dos docentes; destacaram a importância da contribuição do estilo de vida e da qualidade de vida para o trabalhador docente, sendo diretamente relacionado ao bem-estar. Assim, os estudos convergem no sentido de que, para melhorar o bem-estar dos professores de educação física, deve haver um investimento governamental na educação, proporcionando melhores condições de trabalho e incentivo profissional.
Downloads
Referências
BOTH, Jorge. Qualidade de vida na carreira docente em educação física do magistério público estadual de Santa Catarina. 2008. 120f. Dissertação (Mestre em Educação Física)- Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração, teoria e prática pedagógica em Educação Física, programa de pós- graduação em Educação Física. Florianópolis, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91795
BOTH, Jorge. Bem-estar do trabalhador docente em educação física da região sul do Brasil. 2011. 248f. Dissertação (Doutorado em Educação Física)- Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração, teoria e prática pedagógica em Educação Física, programa de pós- graduação em Educação Física. Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95232
BOTH, Jorge; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; BORGATTO, Adriano Ferreti. Percepção da qualidade de vida no trabalho ao longo da carreira docente em Educação Física. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Santa Catarina, v.10, n.4, p.372-378, 2008a. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/viewFile/1980-0037.2008v10n4p372/5866>. Acesso em: 12 set. 2012.
BOTH, Jorge; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; BORGATTO, Adriano Ferreti. Percepção da qualidade de vida no trabalho e perfil do estilo de vida dos docentes de educação física do estado de Santa Catarina. Revista da Educação Física/UEM, Maringá,, v. 19, n. 3, p. 377-389, 2008b. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5993>. Acesso em: 10 set. 2012.
ESTEVE, José. Manoel. Mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. São Paulo: Edusc, 1999.
FARIAS, Gelcemar Oliveira, et al. Carreira docente em educação física: uma abordagem sobre a qualidade de vida no trabalho de professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v.19, n.1, p.11-22, 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4310>. Acesso em: 01 set. 2012.
FEITOSA, Lisarda da Silva Costa; RODRIGUES, Ana Maria da Silva. Saúde e qualidade de vida na percepção dos professores de educação física das escolas estaduais da zona sul de Teresina (PI). In: VI Encontro de Pesquisa em Educação PPGED/CCE/UFPI, 2010, Teresina (PI). Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação. Teresina, v.00, p.01-13, 2010. Disponível em: <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.16/GT_16_06_2010.pdf>. Acesso em: 05 out. 2012.
GASPARINI, Cristiane et al. A realidade dos professores de educação física na escola: suas dificuldades e sugestões. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v.14, n.1, p.109-137, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2006.
LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini; CRUZ, Roberto Moraes. Condições e cargas de trabalho da atividade docente. Revista Plural, Florianópolis, p.20-27, jun., 2005.
LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini. Qualidade de vida na carreira profissional de professores de educação física do magistério público estadual/RS. 2011. 144f. Dissertação (Mestre em Educação Física)- Universidade Federal de Santa Catarina, programa de pós- graduação em Educação Física. Santa Catarina, 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/89948>. Acesso em: 11 set. 2012.
LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; BORGATTO, Adriano Ferreti. Parâmetros individuais e sócio-ambientais da qualidade de vida percebida na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.21, n.2, p.81-93, 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16646>. Acesso em: 12 set. 2012.
MELEIRO, Alexandrina Maria Augusta da Silva. O stress do professor. 7ªed. In: LIPP, Marilda (Org.). O stress do professor. Campinas: Papirus, 2002, p.11-27.
MOREIRA, Hudson de Resende et al. Qualidade de vida do trabalhador docente em Educação Física do estado do Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Paraná, v.12, n.6, p.435-442, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v12n6/v12n6a07.pdf>. Acesso em: 05 out. 2012.
MOREIRA, Hudson de Resende et al. Qualidade de vida no trabalho e perfil do estilo de vida individual de professores de Educação Física ao longo da carreira docente. Revista Motriz, Rio Claro, v.16, n.4, p.900-912, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n4/a10v16n4.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.
REIS, Eduardo José Farias Borges dos et al. Trabalho e distúrbios psíquicos em professores da rede municipal de Vitória da Conquista. Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.5, p.1480-1490, set/out., 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/csp/v21n5/21.pdf>. Acesso em: 01 set. 2012.
SANTINI, Juarez. A síndrome de esgotamento profissional: o “abandono” da carreira docente pelos professores de educação física da rede municipal de ensino de porto alegre. 2004. 224f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, programa de pós- graduação em ciência do movimento humano. Porto Alegre, 2004. p.224. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/4299
SILVA, Junior Vagner Pereira da; NUNEZ, Paulo Ricardo Martins. Qualidade de vida, perfil demográfico e profissional de professores de educação física. Revista Pensar a Prática, Campo Grande, v.12, n.2, p.1-11, mai/ago., 2009. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/3795>. Acesso em: 12 set. 2012.
TEODORO, António. Da profissionalização da actividade docente à crise de identidade dos professores: considerações preliminares para um estudo da situação portuguesa. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, Lisboa, n.9, p.37-54, 1994. Disponível em: <https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/77>. Acesso em: 01 set. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.