Trabalho colaborativo entre professores formadores: o que revelam as vozes do terreno?

Autores

  • Jamily Vasconcelos Caribé Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5i2.p13-27

Palavras-chave:

Formação Docente, Estágio Pedagógico, Trabalho Colaborativo, Parceria universidade-escola, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Neste estudo, objetiva-se identificar os contributos que o trabalho colaborativo poderá oferecer ao desenvolvimento profissional dos professores formadores (universidade e escola), no estágio supervisionado. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas a seis professoras; três professoras de estágio de um curso de licenciatura em uma universidade pública; e três professoras de escolas da educação básica que orientam professores estagiários no âmbito desta disciplina. Analisamos os dados através da técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a colaboração entre os formadores é desejável. Em contrapartida, os dados também revelaram dificuldades enfrentadas para o estabelecimento de um trabalho em parceria entre esses formadores. Tencionamos, com este estudo, promover uma reflexão mais alargada acerca do que revelam as vozes desses professores, quanto ao papel da colaboração para uma possível renovação de suas práticas de formação.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

SOUZA, J. V. C. Trabalho colaborativo entre professores formadores: o que revelam as vozes do terreno?. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 13–27, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5i2.p13-27. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17531. Acesso em: 24 nov. 2024.