Formação docente na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília Campus Planaltina
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v3i1.p57-67Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo, Formação de Professores, Educação do CampoResumo
O artigo analisa a formação docente na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília (UnB), Campos Planaltina-DF, a organização curricular e pedagógica do curso. Como problema, questiona como se dá a formação docente e quais as contribuições dos movimentos sociais para a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília? A metodologia utilizou referenciais na pesquisa qualitativa, em estudos bibliográficos, análise documental e questionário aplicado a professores. A análise de dados pautou-se nas categorias: organização curricular, organização pedagógica e movimentos sociais do campo. Conclui que a organização curricular da LEdoC está coesa com a proposta do curso; a relação movimentos sociais e licenciatura, no Projeto Político Pedagógico, traz poucos elementos de como essa relação deve ser mediada, e não faz discussão aprofundada da concepção teórica de formação por área.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Isabel. A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto às emergências e tramas do caminhar. Brasília, 2012.
Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 7352, de 5 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2010, p. 1.
CALDART, Roseli Salete. Licenciatura do campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In:_____. MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (Org.). Licenciaturas em educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 95-121.
CALDART, Roseli Salete. Licenciatura do campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In:____. CALDART, Roseli Salete et al. Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011. p. 127-154.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.
GIMONET, Jean-Claude. Método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das Casas Familiares Rurais. In:_____. Documentos pedagógicos. Brasília: UNEFAB, 2004, p. 21-31.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro, 1982.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. v. 2: os intelectuais, o princípio educativo, o jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MOLINA, Monica Castanga; SÁ, Laís Mourão. A licenciatura do campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In___. Molina, Monica Castanga; SÁ, Laís Mourão.Licenciaturas em educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 35-61.
PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
QUEIROZ, João Batista Pereira. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. Brasília, 2004.
Tese Doutorado em Educação. – Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
SANTOS, Silvanete Pereira. A concepção de alternância da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, 2012.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Político Pedagógico. Brasília: LEdoC, 2009. (mimeo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.