Diretrizes curriculares nacionais da educação física: do real aparente a uma síntese possível
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v3i1.p32-39Palavras-chave:
Formação Profissional, Educação Física, Diretrizes Curriculares NacionaisResumo
Este artigo interpreta o processo de elaboração histórica das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física. Analisou e comparou publicações e depoimentos a fim de apresentar elementos novos à discussão. Explicita a vertente idealizada de muitas interpretações presentes no campo acadêmico da atualidade e conclui que o documento expressa o resultado da correlação de forças políticas e interesses antagônicos em sua elaboração.
Downloads
Referências
ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo de. Formação profissional em educação física brasileira: uma súmula da discussão dos anos de 1996 a 2000. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas - SP, v. 22, n.3, p. 23-37, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, 1996.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 292, 14 nov. 1962. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1962.
______. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 03, de 16 de Junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Diário Oficial da União, Brasília: DF, 10 set. 1987b.
_________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE Nº 776/97. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 03 de dezembro de 1997.
_________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 07/2004. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 31 de março de 2004.
_________. Conselho Federal de Educação. Parecer CNE/CP 09/2001. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 08 de maio de 2001.
_________. Conselho Federal de Educação. Parecer CNE/CP 021/2001. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 12 de fevereiro de 2001.
_________. Conselho Federal de Educação. Parecer CNE/CP 138/2002. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 03 de abril de 2002.
_________. Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CP 01/2002. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 18 de fevereiro de 2002.
_________. Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CP 02/2002. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 19 de fevereiro de 2002.
_________. Conselho Federal de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES n. 058/04. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 18 de fevereiro de 2004.
DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento; OLIVEIRA, Rogério Paes de; TESTA, Saulo; COSTA, Frederico Jorge Ferreira . Formação em Educação Física e a regulamentação da profissão: sistema CONFEF/CREFS e a divisão curricular. Debates em Educação-UFAL, v. 10, p. 279-292, Maceió- AL, 2018.
DIAS, F. B. M.; TEIXEIRA, D.R. Formação de professores de educação física: a atualidade do embate político. Motrivivencia (UFSC), v. 35, p. 184-201, 2011.
FIGUEIREDO, Z. C. C. . Formação Docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento (UFRGS. Impresso) Porto Alegre UFRGS, v. 10, p. 89-112, 2004.
FIGUEIREDO, Z. C. C. . Uma Experiência de Formação de Professores de Educação Física na Perspectiva do Formar-se Professor. Pensar a Prática (UFG), v. 12, p. X-X, 2009.
FIGUEIREDO, Z. C. C. ; MARQUES, F. B.. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Educação Física: fronteiras entre orientações e aprisionamentos legais. CBCE. <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/viewFile/5052/2819>. Acesso em 08 agosto 2013.
FIGUEIREDO, Z. C. C. ; MORAIS, E. A. L. . Histórias de vida e de aprendizagem da docência de professores de um curso de Licenciatura em Educação Física. Pensar a Prática (UFG. Impresso), v. 16, p. 54-68, 2013.
IORA, J. A.; SOUZA, M. S. ; PRIETTO, adelina Lorensi . A divisão licenciatura/bacharelado no curso de educação física: o olhar dos egressos. Movimento (UFRGS) v. 23, p. 461-474, 2017
KUNZ, E. et ali. Novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Educação Física: justificativas - proposições - argumentações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 20, n. 1, p. 37-47, set. 1998.
NOZAKI, HajimeTakeuchi. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão. 2004. 383f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.
PRONI, M. W.. Universidade, profissão educação física e mercado de trabalho. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 16, p. 788-798, 2010.
REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (64ª Edição). Mesa-redonda organizada pelo CBCE intitulada Formação profissional em Educação Física: uma antítese que se arrasta... Maranhão, São Luis: UFMA, 2012.Disponível:https://www.youtube.com/watch?v=WJDxzkvLN14&list=UUDsdj4NGukumVZ_zpT9bF_w&index=1&feature=plcp Acesso em: 17/03/2014.
TAFFAREL, C. N. Z. ; LACKS, S. . Diretrizes curriculares: Proposições superadoras para a formação humana. In: Zenólia Chistina Campos Figueiredo. (Org.). Formação profissional em educação física e mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana da Vitória, 2005, v. 01, p. 89-110.
TAFFAREL, C. N. Z. e SANTOS JÚNIOR, C. de L. Formação Humana e Formação de Professores de Educação Física: Para Além da Falsa Dicotomia Licenciatura X Bacharelado. In: Formação em Educação Física & Ciências do Esporte: Políticas e Cotidiano. TERRA, D. V. e SOUZA JÚNIOR, M. São Paulo: Aderaldo & Rothschild. Goiânia, GO: CBCE. P13-47, 2010.
_________. Nexos e determinações entre formação de professores de educação física e diretrizes curriculares: competências para quê?. In: Zenólia Chistina Campos Figueiredo. (Org.). Formação profissional em educação física e mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana de Vitória, 2005, v. 01, p. 111-136.
VENTURA, P. R. V. A. Educação Física e sua Constituição Histórica - Desvelando Ocultamentos. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.