Diretrizes curriculares nacionais da educação física: do real aparente a uma síntese possível

Autores

  • Jorge Adilson Gondim Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v3i1.p32-39

Palavras-chave:

Formação Profissional, Educação Física, Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

Este artigo interpreta o processo de elaboração histórica das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física. Analisou e comparou publicações e depoimentos a fim de apresentar elementos novos à discussão. Explicita a vertente idealizada de muitas interpretações presentes no campo acadêmico da atualidade e conclui que o documento expressa o resultado da correlação de forças políticas e interesses antagônicos em sua elaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE FILHO, Nelson Figueiredo de. Formação profissional em educação física brasileira: uma súmula da discussão dos anos de 1996 a 2000. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas - SP, v. 22, n.3, p. 23-37, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, 1996.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 292, 14 nov. 1962. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1962.

______. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 03, de 16 de Junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Diário Oficial da União, Brasília: DF, 10 set. 1987b.

_________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE Nº 776/97. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 03 de dezembro de 1997.

_________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 07/2004. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 31 de março de 2004.

_________. Conselho Federal de Educação. Parecer CNE/CP 09/2001. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 08 de maio de 2001.

_________. Conselho Federal de Educação. Parecer CNE/CP 021/2001. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 12 de fevereiro de 2001.

_________. Conselho Federal de Educação. Parecer CNE/CP 138/2002. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 03 de abril de 2002.

_________. Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CP 01/2002. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 18 de fevereiro de 2002.

_________. Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CP 02/2002. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 19 de fevereiro de 2002.

_________. Conselho Federal de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES n. 058/04. Diário Oficial da União, Brasília: DF, 18 de fevereiro de 2004.

DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento; OLIVEIRA, Rogério Paes de; TESTA, Saulo; COSTA, Frederico Jorge Ferreira . Formação em Educação Física e a regulamentação da profissão: sistema CONFEF/CREFS e a divisão curricular. Debates em Educação-UFAL, v. 10, p. 279-292, Maceió- AL, 2018.

DIAS, F. B. M.; TEIXEIRA, D.R. Formação de professores de educação física: a atualidade do embate político. Motrivivencia (UFSC), v. 35, p. 184-201, 2011.

FIGUEIREDO, Z. C. C. . Formação Docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento (UFRGS. Impresso) Porto Alegre UFRGS, v. 10, p. 89-112, 2004.

FIGUEIREDO, Z. C. C. . Uma Experiência de Formação de Professores de Educação Física na Perspectiva do Formar-se Professor. Pensar a Prática (UFG), v. 12, p. X-X, 2009.

FIGUEIREDO, Z. C. C. ; MARQUES, F. B.. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Educação Física: fronteiras entre orientações e aprisionamentos legais. CBCE. <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/viewFile/5052/2819>. Acesso em 08 agosto 2013.

FIGUEIREDO, Z. C. C. ; MORAIS, E. A. L. . Histórias de vida e de aprendizagem da docência de professores de um curso de Licenciatura em Educação Física. Pensar a Prática (UFG. Impresso), v. 16, p. 54-68, 2013.

IORA, J. A.; SOUZA, M. S. ; PRIETTO, adelina Lorensi . A divisão licenciatura/bacharelado no curso de educação física: o olhar dos egressos. Movimento (UFRGS) v. 23, p. 461-474, 2017

KUNZ, E. et ali. Novas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Educação Física: justificativas - proposições - argumentações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 20, n. 1, p. 37-47, set. 1998.

NOZAKI, HajimeTakeuchi. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão. 2004. 383f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.

PRONI, M. W.. Universidade, profissão educação física e mercado de trabalho. Motriz: Revista de Educação Física (Online), v. 16, p. 788-798, 2010.

REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (64ª Edição). Mesa-redonda organizada pelo CBCE intitulada Formação profissional em Educação Física: uma antítese que se arrasta... Maranhão, São Luis: UFMA, 2012.Disponível:https://www.youtube.com/watch?v=WJDxzkvLN14&list=UUDsdj4NGukumVZ_zpT9bF_w&index=1&feature=plcp Acesso em: 17/03/2014.

TAFFAREL, C. N. Z. ; LACKS, S. . Diretrizes curriculares: Proposições superadoras para a formação humana. In: Zenólia Chistina Campos Figueiredo. (Org.). Formação profissional em educação física e mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana da Vitória, 2005, v. 01, p. 89-110.

TAFFAREL, C. N. Z. e SANTOS JÚNIOR, C. de L. Formação Humana e Formação de Professores de Educação Física: Para Além da Falsa Dicotomia Licenciatura X Bacharelado. In: Formação em Educação Física & Ciências do Esporte: Políticas e Cotidiano. TERRA, D. V. e SOUZA JÚNIOR, M. São Paulo: Aderaldo & Rothschild. Goiânia, GO: CBCE. P13-47, 2010.

_________. Nexos e determinações entre formação de professores de educação física e diretrizes curriculares: competências para quê?. In: Zenólia Chistina Campos Figueiredo. (Org.). Formação profissional em educação física e mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana de Vitória, 2005, v. 01, p. 111-136.

VENTURA, P. R. V. A. Educação Física e sua Constituição Histórica - Desvelando Ocultamentos. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2010.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

PEREIRA, J. A. G. . Diretrizes curriculares nacionais da educação física: do real aparente a uma síntese possível. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 32–39, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v3i1.p32-39. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17289. Acesso em: 23 nov. 2024.