O GÊNERO CARTA COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA JOVENS E IDOSAS

Autores

  • Fabricio Junqueira Rocha Universidade do Estado da Bahia, Caetité, Bahia – Brasil
  • Aparecida de Fátima Silva Cotrim Pires Colégio Estadual Getúlio Vargas, Brumado, Bahia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132404

Palavras-chave:

Patrimônio, Gerações, Escrita endereçada, Diálogo

Resumo

Este estudo se propôs em utilizar o gênero textual carta como metodologia para identificar as perspectivas de jovens e idosos em relação à importância da preservação dos patrimônios, bem como promover troca de saberes entre gerações, a fim de romper a barreira etária existente entre os participantes. O trabalho se constrói sob uma análise do funcionamento da carta pessoal. Tem-se como base o estudo de Silva (2002), no qual são postos os aspectos chaves do gênero textual carta, bem como sua dinâmica de construção, envio e impactos sobre os envolvidos. Conseguiu-se constatar que uma das principais vantagens de utilizar a escrita endereçada foi a possibilidade de romper com a ideia de uma educação dentro dos muros escolares, além disso, outra questão foi que essa atividade possibilitou a comunicação entre pessoas que estavam distantes geograficamente e etariamente, não só isso, mas chegarem juntos a soluções para garantir que o apagamento e destruição dos patrimônios não continuem.

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Referências

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Publicado

2024-05-03

Como Citar

JUNQUEIRA ROCHA, F.; DE FÁTIMA SILVA COTRIM PIRES, A. O GÊNERO CARTA COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA JOVENS E IDOSAS. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 9, n. 13, p. e9132404, 2024. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132404. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/20138. Acesso em: 19 maio. 2024.