PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA PARA A CACHOEIRA DOS MINEIROS, EM PONTE ALTA DO BOM JESUS/TO

Autores

  • Jaianne Francielle Oliveira Santos Pimentel Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, Bahia – Brasil
  • Rafael Guimarães Farias Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, Bahia – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132403

Palavras-chave:

Trilha interpretativa, Educação ambiental, Ecoturismo, Cerrado

Resumo

A Educação Ambiental é eficaz para desenvolver alternativas para uma boa relação entre o homem e a natureza. As trilhas interpretativas são ideais por oferecerem o contato direto com os elementos naturais. No presente trabalho, objetivou-se determinar uma proposta de trilha interpretativa para a Cachoeira dos Mineiros, para promover o contato dos visitantes com o ambiente, bem como demonstrar que a EA pode contribuir na conservação das nascentes e dos recursos hídricos. A metodologia foi adaptada e o planejamento do roteiro interpretativo foi constituído por seis etapas: identificação das oportunidades e necessidades da Unidade de Conservação (UC); identificação do público-alvo; definição dos objetivos e do tema; realização do inventário interpretativo; análise das oportunidades interpretativas; seleção das estratégias interpretativas e proposição do roteiro.  Após as análises, concluiu-se que, essas trilhas são eficazes para educar visitantes em relação ao ambiente. É possível promover a sensibilização ambiental dos usuários, conscientizando-os sobre a importância da conservação dos recursos hídricos. O roteiro interpretativo proposto pode ser efetivamente adotado. Espera-se também contribuir para busca valores ecológicos, com boa avaliação e observação dos visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. Bacia hidrográfica. 2019. Consultado em 17 de dezembro de 2019.

ALCANTARA, L. C. Trilhas Interpretativas da Natureza: Planejamento, Implantação e Manejo. Monografia (Especialização). Universidade de Brasília. 2007.

CARVALHO, J.; BOÇÓN, R. Planejamento do traçado de uma trilha interpretativa através da caracterização florística. Revista Floresta, Curitiba, n. 1, v. 34, p.23-32, jan./abr. 2004.

GONÇALVES, P. da C.; CANTO-SILVA, C. R. Elaboração de roteiro para uma Trilha Interpretativa no Parque Natural Morro do Osso, Porto Alegre (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.13, n.3, p.122-142, 2018.

IBGE. Área territorial oficial. 2010. Consultado em 17 de dezembro de 2019.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, USP, n.118, p.189-205. 2003.

LIMA-GUIMARÃES, S. T de. Trilhas Interpretativas e Vivências na Natureza: aspectos relacionados à percepção e interpretação da paisagem. Caderno de Geografia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.20, n.34, p. 8-19, julho-dezembro, 2010.

MAGRO, T. C. & FREIXÊDAS, V. M. Trilhas: Como Facilitar a Seleção de Pontos Interpretativo. Departamento de Ciências Florestais. Circular Técnica IPEF, ESALQ/USP, n.186, p.4-10, set. 1998.

MENGHINI, F.B. As trilhas interpretativas como recurso pedagógico: caminhos traçados para a educação ambiental. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí-SC, p.103. 2005.

POSSAS, I. M. Programa GUNMA: Integrando Parque Ecológico e Comunidade no município de Santa Bárbara do Pará. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará, p.73. 1999.

SANTOS, M. C. dos; FLORES, M. D; ZANIN, E. M. Trilhas interpretativas como instrumento de interpretação, sensibilização e educação ambiental na APAE de Erechim/RS Vivências. v.7, n.13, p.189-197, outubro, 2011.

SORRENTINO, M. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p.285-299, maio/ago. 2005.

SOUZA, M. C. da C. Educação Ambiental e as trilhas: Contexto para a sensibilização ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v.9, n.2, p.239-253, 2014.

TABANEZ, M. F.; PADUA, S.M. Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ. Brasília, p.283, 1997.

VASCONCELLOS, J. M. O. Trilhas interpretativas: aliando educação e recreação. In:

VASCONCELLOS, J.M.O. Educação e interpretação ambiental em unidades de conservação. Cadernos de conservação. Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Curitiba, n.4, p.86, 2006.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

FRANCIELLE OLIVEIRA SANTOS PIMENTEL, J.; GUIMARÃES FARIAS, R. PROPOSTA DE TRILHA ECOLÓGICA PARA A CACHOEIRA DOS MINEIROS, EM PONTE ALTA DO BOM JESUS/TO. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 9, n. 13, p. e9132403, 2024. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132403. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/20137. Acesso em: 21 dez. 2024.