O perfil do/a estudante da educação de jovens e adultos na base municipal curricular de Guanambi-BA
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p128-142Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Base Municipal Curricular, Perfil do/a Estudante da EJAResumo
Neste artigo analisamos o perfil dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Base Municipal Curricular de Guanambi-BA. A pesquisa procurou conhecer o perfil dos estudantes da EJA no contexto da BMCG (2020). Para tanto, traçou o perfil dos sujeitos dessa modalidade redigido no documento e descreveu como o currículo tem dialogado com as suas especificidades. O referencial teórico e metodológico dialoga com estudos sobre as especificidades e singularidades dos/as sujeitos da EJA. A partir da análise do documento da EJA que integra a BMCG evidenciamos que o mesmo procura caracterizar e traçar o perfil dos sujeitos inseridos/as na referida modalidade de ensino, no município de Guanambi. Os achados da pesquisa demonstram que o currículo procura atender as singularidades da EJA, em conformidade com a abordagem reflexiva e emancipatória. Os resultados revelam e advertem sobre a importância do respeito às realidades e necessidades dos sujeitos inseridos nessa modalidade de ensino.
Downloads
Referências
AFRO, Luana Leão. Juvenilização na educação de jovens e adultos no ensino médio: um estudo de caso no município de Salvador Bahia. 2016. 178 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
ARROYO, Miguel G. Passageiros da Noite - do Trabalho Para A Eja - Itinerários Pelo Direito A Uma Vida Justa. 1. ed. Rio de Janeiro – RJ: Vozes, 2017.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Kanopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 2 ed. Porto-Portugal: Porto Editora, 1994.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASTIANI, Décia Maria de. Perfil e desafios dos alunos da educação de jovens e adultos do município de Santa Helena-PR. 2011. 43 f. Dissertação (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, 2011.
BRASIL, LDB, Leis de Diretrizes e Base, n° 9.394, 1996. Disponível em www2. Senado.leg.br. Acesso em: 22 de junho de 2021.
BRASIL, Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular, 2018, p.7. Disponível em: http/portal.mec.gov.br. Acesso em: 20 de junho 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5°a 8/ série: introdução/ Secretaria do Ensino Fundamental, 148p; v1.
CARVALHO, Maria de Fátima Pereira. As jovens mulheres na educação de jovens e adultos e a constituição de seus projetos de vida. 2021. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) – Facul-dade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007: Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 de junho de 2021.
EITERER, Carmem Lúcia; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Educação de Jovens e Adultos: entre regulação e emancipação. In: SOARES, Leôncio. et al (Org.). Sujeitos da Educação e Processo de Sociabilidade; Os Sentidos da Experiência. Belo Horizonte. Autêntica. 2009. p.179-215
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários para a prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______.Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, RJ. Paz e Terra, 1967.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
GUANAMBI. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação a pesquisa científica. 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2007.
GODOY, Arlinda Schmit. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE- Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v35, n 2, p.20-29, 1985, mai/junho 1995.
HADDAD, Sérgio; PIERRO, Maria Clara Di. Escolarização de Jovens e Adultos. mai/jun/jul/ago. 2000, n°14. Disponível em: . Acesso em: 28 de maio de 2021.
SILVA, Analise, Especialista avaliam os impactos da dissolução da SECADI: Revista de Olho nos Planos. Disponível: em <https://deolhonosplanos.org.brdissolução-secadi>. Acesso em: 20de junho de 2021.
SILVA, Cristiane Alves; OLIVEIRA, Diene da Silva; OLIVEIRA, Sônia Maria. Currículo: a teia dos arranjos sociais na educação de jovens e adultos. Revista Exitus, N°3, vol 7, Santarém/PA: set/dez 2017. p. 197-222.
SILVA, Maria do Carmo Batista; TAAM, Regina. O Idoso e os Desafios à sua Educação Escolar. 2009. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario _ppe_2009_2010/pdf/2009/51.pdf>. Acesso em 20de junho de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.