Mães universitárias camponesas, ciranda infantil: a experiência da LEdoC/UnB na pandemia de covid 19

Autores

  • Maria Osanette de Medeiros Universidade de Brasília – UnB, DF – Brasil
  • Eliete Ávila Wolff Universidade de Brasília – UnB, DF – Brasil
  • Jaciara Oliveira Leite Universidade de Brasília – UnB, DF – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p96-109

Palavras-chave:

Universitárias Camponesas, Educação do Campo, Educação Infantil, Ciranda Infantil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a Ciranda Infantil e a experiência da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB), no contexto da Pandemia de Covid-19, que surgiu em 2020, gerando grandes impactos na vida das comunidades rurais. Diante desse contexto, buscamos, enquanto Projeto de Extensão, e no âmbito do Programa de Educação Tutorial - PET, desenvolver metodologias de trabalho visando a formação para a criação de narrativas e contação de histórias infantis; oferecemos também apoio psicossocial para as mães universitárias camponesas via espaços remotos por meio da Terapia Comunitária Integrativa (TCI). Relatamos e analisamos aqui as ações que contribuíram para minimizar o sentimento de solidão, fortalecendo redes de compartilhamento. As narrativas infantis ofertadas às crianças camponesas trouxeram a tradição oral e elementos do patrimônio cultural e natural brasileiro e a TCI trouxe um espaço de apoio coletivo para as mães.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

MEDEIROS, M. O. de; WOLFF, E. Ávila; LEITE, J. O. Mães universitárias camponesas, ciranda infantil: a experiência da LEdoC/UnB na pandemia de covid 19. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 96–109, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p96-109. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19261. Acesso em: 22 dez. 2024.