Entre rimas e versos: análise de uma experiência de estágio como pesquisa a partir do uso de poemas com crianças do campo

Autores

  • Tatyanne Gomes Marques Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Guanambi, Bahia - Brasil
  • Luélia Pereira da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Guanambi, Bahia - Brasil
  • Tayná da Cruz Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Guanambi, Bahia - Brasil
  • Jany Rodrigues Prado Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Guanambi, Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p69-88

Palavras-chave:

Estágio, Pesquisa, Documentação pedagógica, Educação do Campo, Poema

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é analisar como o trabalho com poemas na escola pode ser um instrumento para despertar o gosto de crianças do campo pela leitura. Para isso, desenvolvemos durante o estágio uma pesquisa através de um projeto de leitura de poemas com alunos(as) do 4º ano da Escola Municipal Rômulo Almeida, situada na cidade de Guanambi, Bahia. O trabalho se fundamenta na perspectiva da pesquisa no estágio e do estágio como pesquisa, por meio do método da documentação pedagógica.  A documentação pedagógica faz uso da produção de memórias a partir da experiência vivenciada de modo a concretizar a práxis. Através desse exercício foi possível analisar e refletir os eventos poéticos desenvolvidos durante a prática pedagógica na docência com alunos(as) do campo. Em síntese, esta produção permite concluir que: o trabalho com poemas na escola é de grande importância, já que as crianças ampliam sua visão sobre o mundo e espaço em que vivem, desenvolvem a criatividade, a reflexão e o repertório de leitura/habilidades com a escrita; e que é possível desenvolver o estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio. Ressalta-se que, no caso de cursos de licenciatura, consideramos essa prática de pesquisa no estágio muito importante e necessária, pois o(a) futuro(a) professor(a) se inquietará diante das construções e passará a pensar sobre os seus métodos para a elaboração das aulas e, consequentemente, melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

MARQUES, T. G.; SILVA, L. P. da; PEREIRA, T. da C.; PRADO, J. R. Entre rimas e versos: análise de uma experiência de estágio como pesquisa a partir do uso de poemas com crianças do campo. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 69–88, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p69-88. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19259. Acesso em: 22 dez. 2024.