Os discursos das famílias, documentos normativos e diferentes entidades sobre o retorno presencial da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p104-108Palavras-chave:
Educação Infantil, Pandemia, Retorno presencialResumo
Este trabalho é parte da pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica no âmbito do Projeto Infâncias e pandemia (2020 e 2021), desenvolvido pelo Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI) da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa tem como objetivo analisar o retorno às atividades presenciais na Educação Infantil no Município de Guanambi, Bahia, buscando analisar os discursos produzidos sobre o retorno presencial de bebês e crianças às escolas de Educação Infantil, no contexto de elaboração, execução e acompanhamento dos protocolos sanitários nas instituições escolares; e compreender quais medidas deveriam ser tomadas para acolher as crianças na escola e quais situações articuladas seriam necessárias para que as famílias se sentissem seguras com o processo. O estudo conclui que houve demora no retorno presencial no município em um contexto de recomendações de diferentes entidades para que o retorno acontecesse ainda em 2021 e com um percentual alto de famílias que desejavam o retorno.
Downloads
Referências
GUANAMBI. Protocolo Geral e Autorização para as aulas presenciais. Decreto 624 de 10 de fevereiro de 2022.
TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Infâncias no contexto da pandemia: experiências das crianças e suas famílias. Livro Digital, 2020.
TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Infância e pandemia nos territórios do Sertão Produtivo e Velho Chico (Bahia -2021). Livro digital, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.