Ao som da criançada: a música como contexto de experiência numa escola de educação infantil em Guanambi

Autores

  • Ygor Alves Cruz Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fabiana da Silva Rodrigues Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Adriana Moreira Pimentel Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eugênia da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p21-26

Palavras-chave:

Educação Infantil, Música, Painel Sonoro

Resumo

O presente artigo reflete sobre a importância do contato com a música na Educação Infantil, partindo da criação de um contexto de experiência musical, nominado, “Ao som da criançada”, ao ar livre, numa Escola de Educação Infantil denominada Diapasão2, no município de Guanambi. Atendendo aos seguintes questionamentos: de que maneira as crianças se relacionam com os objetos e instrumentos, como percebem o som em suas diferentes intensidades e quais as narrativas construídas por elas a partir do fazer musical? A proposta postulada no campo de pesquisa buscou atender algumas finalidades, com o objetivo de explorar as possibilidades de desenvolvimento da criança, com ações apreciativas, de experimentação e principalmente, a vivência e construção do fazer musical.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

CRUZ, Y. A.; RODRIGUES, F. da S.; TEIXEIRA, A. M. P.; PEREIRA, E. da S. Ao som da criançada: a música como contexto de experiência numa escola de educação infantil em Guanambi. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 21–26, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p21-26. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19217. Acesso em: 22 dez. 2024.