Estágio extracurricular no SAMU: ferramenta potencializadora na formação de acadêmicos de enfermagem

Autores

  • Jéssica Nayara da Silva Prado Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jaine Kareny da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122305

Palavras-chave:

Enfermagem em Emergência, Enfermeiros; Estudantes, SAMU

Resumo

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a assistência deve ocorrer precocemente para garantir maior sobrevida às vítimas. Para tanto, é necessário investir na qualificação profissional desde a graduação, por meio da oferta regular de disciplinas específicas ou por estágios extracurriculares. Objetivo: Descrever a vivência de acadêmicos do curso de Enfermagem durante um estágio extracurricular realizado no SAMU. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. Resultados e discussão: Os ligantes participaram do atendimento às vítimas em situações clínicas e traumáticas seguindo os protocolos assistenciais do serviço, realizaram procedimentos técnicos e orientações sob a supervisão de um profissional de saúde. Conclusão: Esta vivência foi importante, pois possibilitou a aquisição de conhecimento, posturas éticas e habilidades de raciocínio clínico-crítico específicas ao atendimento em situações de urgência e emergência.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

PRADO, J. N. da S.; SILVA, J. K. da. Estágio extracurricular no SAMU: ferramenta potencializadora na formação de acadêmicos de enfermagem. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 12, p. e8122305, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122305. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19198. Acesso em: 30 abr. 2024.