Sociedade tecnológica, educação digital e as desigualdades educacionais/sociais: práticas docentes antes e depois da pandemia

Autores

  • Fausta Porto Couto Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joana Dark Dias Moraes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Quelle Boa Sorte da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Valdineide Moura Dourado da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Vanile Santos Cavalcante Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122304

Palavras-chave:

Sociedade Tecnológica, Ensino Remoto, Práticas Pedagógicas, Educação Digital, Desigualdades Educacionais/Sociais

Resumo

Esta pesquisa de revisão bibliográfica objetiva analisar como a educação digital influenciou a prática pedagógica antes e depois da pandemia de COVID-19 na educação básica. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica exploratória, feita a partir de dados colhidos nas produções acadêmicas dos últimos 10 anos publicados nos indexadores online Scielo, Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico. No processo de análise foi possível caracterizar como a cultura digital foi pautada antes e depois da pandemia nas práticas pedagógicas; identificar as dificuldades/possibilidades evidenciadas por professores; e descrever os desafios das práticas educativas do ensino remoto, de modo a revelar as práticas pedagógicas com a Tecnologia digital de Informação e Comunicação (TDIC) na pandemia de COVID-19. Observamos que há uma vasta produção sobre as tecnologias na educação, mas que, no contexto da pandemia de COVID-19, as reflexões das produções evidenciam a urgente necessidade da educação digital para professores e estudantes e fortalecimento dos suportes institucionais inclusivos.

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

COUTO, F. P.; MORAES, J. D. D.; SILVA, Q. B. S. da; SILVA, V. M. D. da; CAVALCANTE, V. S. Sociedade tecnológica, educação digital e as desigualdades educacionais/sociais: práticas docentes antes e depois da pandemia . Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 12, p. e8122304, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122304. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19197. Acesso em: 30 abr. 2024.