Relato de uma experiência: práticas interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Alane Gomes de Lima Neves Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ingred Passos Barbosa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Anna Donato Gomes Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p268-272

Palavras-chave:

Estágio, Interdisciplinaridade, Teoria e prática, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância das atividades interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvidas durante o estágio supervisionado na Escola Municipal João de Barro, localizada em Guanambi-BA, que atende crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades pedagógicas foram efetuadas durante dez dias, totalizando 40h, com etapas construídas por observação e desenvolvimento de proposta de intervenção pedagógica. O desenvolvimento da sequência didática interdisciplinar durante o estágio revelou que o processo de ensino e aprendizagem não acontece com disciplinas isoladas, mas com uma integração que engloba todas as áreas curriculares. As experiências com atividades interdisciplinares e lúdicas resultaram em momentos de criatividade, imaginação, e troca de afetos e conhecimento. Dessa forma, a metodologia interdisciplinar contribuiu para nossa formação e reflexão sobre a prática docente a partir da relação teoria e prática.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

NEVES, A. G. de L.; BARBOSA, I. P.; TEIXEIRA, A. D. G. Relato de uma experiência: práticas interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 268–272, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p268-272. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18439. Acesso em: 22 dez. 2024.