Relato de uma experiência: práticas interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Alane Gomes de Lima Neves Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ingred Passos Barbosa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Anna Donato Gomes Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p268-272

Palavras-chave:

Estágio, Interdisciplinaridade, Teoria e prática, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância das atividades interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvidas durante o estágio supervisionado na Escola Municipal João de Barro, localizada em Guanambi-BA, que atende crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As atividades pedagógicas foram efetuadas durante dez dias, totalizando 40h, com etapas construídas por observação e desenvolvimento de proposta de intervenção pedagógica. O desenvolvimento da sequência didática interdisciplinar durante o estágio revelou que o processo de ensino e aprendizagem não acontece com disciplinas isoladas, mas com uma integração que engloba todas as áreas curriculares. As experiências com atividades interdisciplinares e lúdicas resultaram em momentos de criatividade, imaginação, e troca de afetos e conhecimento. Dessa forma, a metodologia interdisciplinar contribuiu para nossa formação e reflexão sobre a prática docente a partir da relação teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Vanda Almeida da Cunha et al. Os sentidos da escolarização para mulheres no rural de Feira de Santana/Bahia: narrativas de trajetórias e sonhos de mulheres da EJA. 2014.

AZEVEDO, J. F. Da maternagem aos bancos escolares: desafios da permanência de mulheres/mães na EJA. 2017. 118 f. 2017.

BASTOS, Ludimila Correa. Trabalho doméstico, relações de gênero e educação: um estudo com educandas/os da EJA. 2017.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 5. ed. Nova fronteira: Rio de Janeiro, 2019.

BONFIM, Thais Resende Araújo Borges. Relações de gênero, violência escolar e políticas públicas de educação. 2017

CORREA, Ariane Camila Tagliacolo Miranda. Relações de gênero na escola e violência contra as mulheres: a construção social e cultural do masculino e feminino e sua reprodução na educação. 2013.

LOPES, FrancieliArlt. Políticas públicas de currículo e relações de gênero: contributos para a formação e o empoderamento da mulher/menina. 2017.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

MARQUES, Tatyanne Gomes. Um pé na roça-outro na universidade: experiências de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2019.

RODRIGUES, Edvaldo Costa et al. A relação trabalho-educação na vida de mulheres vigilantes em São Luís. 2014.

SOUZA, Nina de Paula Martins Monteiro et al. Mulheres da EJA: entre sonhos e desafios da continuidade na escolarização de alunas da rede municipal de Seropédica-RJ, 2015.

SOUZA, Raquel Santiago de. Família e escola: estudo de uma relação (in)delicada a partir de gênero. 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

NEVES, A. G. de L.; BARBOSA, I. P.; TEIXEIRA, A. D. G. Relato de uma experiência: práticas interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 268–272, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p268-272. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18439. Acesso em: 11 maio. 2024.