Narrativas de memórias afetivas do ensino de matemática numa turma de pedagogia do CAMPUS XII/UNEB

Autores

  • Edvânia Fernandes Fogaça Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jaine Angélica Rodrigues Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Joelma Oliveira Farias Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p236-241

Palavras-chave:

Matemática. Memórias, Percepções, Afetividade, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este relato de experiência objetiva compartilhar as memórias afetivas do ensino de matemática na trajetória escolar de estudantes de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Nas narrativas produzidas, alguns estudantes destacam a matemática como um processo doloroso que deixou marcas negativas, as quais precisam ser superadas, visto que a disciplina faz parte de seu processo de aprendizagem. Ainda ressaltam o papel do(a) professor(a) como mediador(a) nas experiências narradas e vividas nos espaços de formação na escola básica, que influenciou gostar ou não de matemática, impactando seu aprendizado de forma positiva ou negativa. As narrativas das memórias afetivas dos(as) estudantes trouxeram para a sala de aula de Pedagogia um momento de reviver e recontar o seu passado, relatando para os(as) colegas e a professora o que de fato foi considerado afetividade durante o processo de aprender e contemplar a matemática como mais uma disciplina no currículo do(a) estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação, Pelotas, v. 7, n. 14, p. 79-96, set. 2003.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história na pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores (GPNEP) ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, p. 5-11, 1993.

FREIRE, Paulo; D’AMBROSIO, Ubiratan; MENDONÇA, Maria do Carmo Domite. Vídeo “Paulo Freire e a Educação Matemática (legendado)”. Produzido por Paulo Tarso de Mendonça. Publicado pela Casio Calculators. São Paulo: Acervo Centro de Referência Paulo Freire, vídeo (30 min), 18 jun. 1995.

MAZUR, Sônia Maria Leite. As diferentes tendências em educação matemática e o seu significado para o estudo dessa ciência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

NACARATO, Adair Mendes. Uma caminhada pela pesquisa (com) narrativa: a construção colaborativa de um percurso teórico e metodológico por um grupo de pesquisa. In: NACARATO, Adair Mendes (org.). Pesquisas (com) narrativas: a produção de sentidos para experiências discentes e docentes. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 331-355.

OLIVEIRA, Sandra Alves de; CARMO, Adriana Fernandes do; LIMA, Bertrand Luiz Corrêa; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras. Educação Matemática em Revista (São Paulo), Brasília, v. 26, n. 73, p. 151-169, out./dez. 2021.

SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

TEIXEIRA, E. F. F.; RODRIGUES, J. A.; FARIAS, J. O.; OLIVEIRA, S. A. de; REIS, S. M. A. de O. Narrativas de memórias afetivas do ensino de matemática numa turma de pedagogia do CAMPUS XII/UNEB. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 236–241, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p236-241. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18422. Acesso em: 22 dez. 2024.