A formação continuada de professores e interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p198-203Palavras-chave:
Formação ContinuadaResumo
A presente pesquisa tem por objetivo compreender qual a importância da formação continuada de professores, e de que maneira o uso de práticas educativas interdisciplinares contribui para a produção de conhecimento, bem como para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa dos educandos. O estudo é de cunho qualitativo, enquanto procedimentos metodológicos foi realizado uma pesquisa bibliográfica, com diferentes autores que discute o conceito de formação continuada de professores e interdisciplinaridade.
Downloads
Referências
COSTA, Nadja Maria de Lima. A Formação Contínua de Professores – novas tendências e novos caminhos. Holos, 2004.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). São Paulo: Cortez, 2008.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Coleção Ciência da educação século XXI. Porto Editora, 1999.
JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Seminário Internacional Sobre Reconstrução Curricular. Porto Alegre, 1994.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976.
NÓVOA, A. (coord.). Histórias de vida: perspectiva metodológica. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora,1992.
PRADA, Luís Eduardo Alvarado; FREITAS, Thaís Campos. FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 10, 2010.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 2008.
TRINDADE, Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as Ciências. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). —São Paulo: Cortez, 2008.
Yared, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008.
COSTA, Nadja Maria de Lima. A Formação Contínua de Professores – novas tendências e novos caminhos. Holos, 2004.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). São Paulo: Cortez, 2008.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Coleção Ciência da educação século XXI. Porto Editora, 1999.
JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Seminário Internacional Sobre Reconstrução Curricular. Porto Alegre, 1994.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976.
NÓVOA, A. (coord.). Histórias de vida: perspectiva metodológica. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora,1992.
PRADA, Luís Eduardo Alvarado; FREITAS, Thaís Campos. FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 10, 2010.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 2008.
TRINDADE, Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as Ciências. In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). —São Paulo: Cortez, 2008.
Yared, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: O Que é interdisciplinaridade? / Ivani Fazenda (org.). — São Paulo: Cortez, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.