Experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB

Autores

  • Bruna Figueiredo Eleutério Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Daiane de Araujo Gomes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jéssica Pereira Cardoso Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tatyanne Gomes Marques Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p73-78

Palavras-chave:

Brinquedoteca, Brincar, Experiências, Monitoria de Extensão

Resumo

A proposta deste resumo surge das experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB. A análise nasce a partir da monitoria de extensão vivenciada pelas monitoras. Tem como objetivo central descrever e analisar as experiências brincantes na brinquedoteca do Campus XII com base em leituras realizadas por meio do grupo de estudos dos projetos Brinquedoteca e Ciranda que tratam sobre as infâncias, as crianças, o significado do brincar e das brincadeiras nas culturas infantis e suas implicações para a educação. Em síntese, destacamos que a brinquedoteca é vista como um local de aprendizagens e um espaço que privilegia a garantia e o direito do brincar das crianças. A partir das experiências vividas na brinquedoteca do Campus XII, descobrimos a importância do brincar com as crianças, em vez de apenas estimulá-las, pois a brinquedoteca é um local estruturalmente lúdico, voltando para sua socialização e construção de conhecimentos.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

ELEUTÉRIO, B. F.; GOMES, D. de A.; CARDOSO, J. P.; MARQUES, T. G. Experiências brincantes no contexto da brinquedoteca Lydia Hortélio do DEDC XII/UNEB. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 73–78, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p73-78. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17922. Acesso em: 22 dez. 2024.