Diversidade étnico-raciais e o currículo da educação física

Autores

  • Ivalda Kimberlly Santos Portela Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tais Rodrigues Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sebastião Carlos dos Santos Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p34-36

Palavras-chave:

Educação Étnico-raciais, Educação Física, Currículo

Resumo

O artigo discorre acerca da diversidade étnico-raciais, e o currículo da Educação Física. Objetiva-se discutir a importância de analisar, conhecer sobre as questões Étnico-raciais, pensando tal relação a partir dos povos africanos e indígenas no currículo da Educação Física Escolar. Para traçar tal discussão partimos do método bibliográfico, o trabalho revela uma necessidade de aprofundamento a temática, pois é imprescindível buscar a construção de um currículo diferenciado dentro das comunidades quilombolas e indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, p. 601-610, 2015.

CARVALHO, Sebastião Carlos Santos. O impacto das ações afirmativas na estética e na imagem corporal de jovens negros e negras da UNEB, Campus Guanambi. Tese de Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Belo Horizonte, 2021.

FANTINATO, Tania Mara. Formação docente para a diversidade. IESDE BRASIL S/A. Curitiba, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora: Introdução à psicologia escolar, v. 3, p. 61-78, 1997.

MOREIRA, Antonio Flávio; DA SILVA, Tomaz Tadeo. Currículo, cultura e sociedade. Cortez Editora, 1994.

NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física em ação: uma perspectiva dos seus autores. Tese de Doutorado Universidade de São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

PORTELA, I. K. S.; SILVA, T. R.; CARVALHO, S. C. dos S. Diversidade étnico-raciais e o currículo da educação física. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 34–36, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p34-36. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17811. Acesso em: 21 nov. 2024.