Negras intelectuais e ensino de psicologia: epistemicídio e representatividade

Autores

  • Pablo Mateus dos Santos Jacinto Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, Salvador, Bahia
  • Joseane Vilarino da Cruz Santos Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, Salvador, Bahia
  • Gerluce de Jesus Santos Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, Salvador, Bahia
  • Adelmo dos Santos Filho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p67-76

Palavras-chave:

Representatividade, Epistemicídio, Negras intelectuais, Ensino de Psicologia, Racismo

Resumo

Apesar da importância da população negra para o desenvolvimento da ciência, o seu reconhecimento foi sendo apagado sistematicamente da história, como um processo de epistemicídio. Este estudo buscou debater a representatividade de negras intelectuais no ensino curricular dos cursos de psicologia. Realizou-se um questionário on-line voltado para profissionais e estudantes de psicologia no qual se indagou questões sobre presença das negras intelectuais nas bibliografias das graduações. Revelou-se a pouca presença de docentes negras nas universidades e nas bibliografias. Os respondentes acessam debates raciais e conteúdos produzidos por cientistas negras em espaços alternativos, como palestras. Essa ausência de representatividade incide na motivação acadêmica e na afiliação universitária. Conclui-se ser importante delinear um ensino de psicologia que contemple saberes expressos por mulheres negras, de modo a romper com posições de inferiorização impostas pela estrutura racial brasileira.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

JACINTO, P. M. dos S. .; SANTOS, J. V. da C. .; SANTOS, G. de J. .; FILHO, A. dos S. . Negras intelectuais e ensino de psicologia: epistemicídio e representatividade. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 67–76, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p67-76. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17755. Acesso em: 22 dez. 2024.