As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro

Autores

  • James Amorim Araújo Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Anderson Oliveira Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jilmar Santos de Morais Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p49-56

Palavras-chave:

Ciclistas, Metrô, Mobilidade, Acessibilidade, Direito à Cidade

Resumo

Este artigo é fruto de um projeto de pesquisa em nível de graduação. Seu objetivo foi avaliar as condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas às Estações de metrô Acesso Norte e Retiro da Linha 1 do metrô de Salvador. A base teórica de reflexão está na discussão do direito à cidade oriundo de Henri Lefebvre (2001) e a Política Nacional de Mobilidade Urbana de 2012, Lei 12.587/2012. Para a consecução da pesquisa foi necessário realizar levantamento de dados de forma remota e em campo durante o ano de 2019. Dos resultados obtidos, constatamos que a inexistência de ciclovias nos entornos das duas estações de metrô não se deve à falta de infraestrutura urbana, mas a uma ausência de aplicação da legislação através de uma política pública para os ciclistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Glória da Anunciação. A mobilidade/imobilidade na produção do espaço metropolitano. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Ed. Contexto, 2011.

ARAUJO, James Amorim; SILVA, Elielton Souza; SANTOS, Júnio de Jesus do. Considerações iniciais sobre a Linha 1 do metrô e a valorização do solo urbano no entorno das estações. Revista Bahia Análise & Dados. Governo do Estado da Bahia/Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), n. 1, vol. 25, p. 441-454, 2015.

BRASIL. Lei 10.257. Estatuto da Cidade. Brasília/DF, 2001.

BRASIL. Lei 12.587. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília/DF, 2012.

BROWN, C. B. The Economic Impacts of Active Transportation in New Jersey. New Jersey: Alan M. Voorhees Transportation Center, 2012.

GADELHA, C. A. G. Desenvolvimento, complexo industrial da saúde e política industrial. Revista Saúde Pública, n. 40, p. 11-23, 2006.

LABORATÓRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL (LABMOB). A economia da bicicleta. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.

LEFEBVRE, Henri. A Revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

______. O direito à cidade. São Paulo: Ed. Centauro, 2001.

______. Le langage et la Société. Paris: Éditions Gallimard, 1966. Col. Idées.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR (PMS). Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. Relatório técnico (tomos I e II). Secretaria Municipal de Mobilidade de Salvador, 2017.

SALVADOR. Lei nº 9.069 de 2016. Dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município do Salvador – PDDU e dá outras providências.

SILVA, Cláudio Oliveira da. Mobilidade e acessibilidade urbana e regional, o papel do transporte público no transporte público na gestão municipal. In: FARIA, Rodrigo de; SCHVARSBERG, Benny. Políticas urbanas e regionais no Brasil. Brasília/DF: UnB, 2011.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

VASCONCELLOS, E. A. Transporte e Meio Ambiente. Conceitos e informações para análises de impactos. São Paulo: Annablume, 2008.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

ARAÚJO, J. A. .; LIMA, A. O. .; MORAIS, J. S. de . As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 49–56, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p49-56. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17753. Acesso em: 12 maio. 2024.