As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro

Autores

  • James Amorim Araújo Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Anderson Oliveira Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jilmar Santos de Morais Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p49-56

Palavras-chave:

Ciclistas, Metrô, Mobilidade, Acessibilidade, Direito à Cidade

Resumo

Este artigo é fruto de um projeto de pesquisa em nível de graduação. Seu objetivo foi avaliar as condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas às Estações de metrô Acesso Norte e Retiro da Linha 1 do metrô de Salvador. A base teórica de reflexão está na discussão do direito à cidade oriundo de Henri Lefebvre (2001) e a Política Nacional de Mobilidade Urbana de 2012, Lei 12.587/2012. Para a consecução da pesquisa foi necessário realizar levantamento de dados de forma remota e em campo durante o ano de 2019. Dos resultados obtidos, constatamos que a inexistência de ciclovias nos entornos das duas estações de metrô não se deve à falta de infraestrutura urbana, mas a uma ausência de aplicação da legislação através de uma política pública para os ciclistas.

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Referências

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

ARAÚJO, J. A. .; LIMA, A. O. .; MORAIS, J. S. de . As condições de mobilidade e acessibilidade de ciclistas à linha 1 do metrô de Salvador: estudo de caso das Estações Acesso Norte e Retiro. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 49–56, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p49-56. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17753. Acesso em: 22 dez. 2024.