Enfermagem e a dança na promoção a saúde: vivência com adolescentes em vulnerabilidade social

Autores

  • Ingled Lorrayne Ramos da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Brenda Cardoso Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ayeixa Victória Simões Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Lucielio dos Santos Xavier Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tatiana Barreto Pereira Viana Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p104-107

Palavras-chave:

Enfermagem, Adolescência, Educação em Saúde

Resumo

A adolescência é uma fase de transição onde ocorrem mudanças que interferem, direta ou indiretamente, na vida dos indivíduos, especialmente naqueles em risco de vulnerabilidade social. Assim sendo, deve-se oportunizar à esse público as informações necessárias que garantam, entre outros benefícios, o estímulo para autocuidado. Nesse contexto, a educação em saúde, embasada nas metodologias ativas que associam recursos prazerosos, como a dança, na aplicação prática dos assuntos, favorece para melhor assimilação e adesão das temáticas por parte dos adolescentes Objetivo: descrever a experiência de uma oficina de dança com adolescentes em risco de vulnerabilidade social. Materiais e Métodos: estudo de caráter descritivo, relata a experiência de um Projeto de Extensão com 20 adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Resultados: os adolescentes perceberam a importância da dança para além de seu papel divertido, observando que a mesma apresenta aspectos culturais, educacionais e sociais fundamentais para a formação individual e coletiva nessa etapa da vida. Conclusão: assim sendo, conclui-se que a dança, por seu papel educacional, é um recurso ideal para discussão de temáticas relacionadas à saúde, devendo por isso ser inserida no contexto de educação em saúde, especialmente dos adolescentes em risco de vulnerabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRÊTAS, José Roberto da Silva. VULNERABILIDADE E ADOLESCÊNCIA. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped., São Paulo, v. 10, n. 2, p.89-96, dez. 2010.

COSTA, Anny Gm et al. A DANÇA COMO MEIO DE CONHECIMENTO DO CORPO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ADOLESCENTES. Dst – J Bras Doenças Sex Transm, Brasilia, v. 3, n. 16, p.43-49, 2004.

EISENSTEIN, Evelyn. Adolescência: definições, conceitos e critérios. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p.6-7, jun. 2005.

FONSECA, Franciele Fagundes et al. As vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervenção. Rev Paul Pediatria, Montes Claro, v. 31, n. 2, p.258-264, jan. 2013.

MARBÁ, Romolo Falcão; SILVA, Geusiane Soares da; GUIMARÃES, Thamara Barbosa. DANÇA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 9, n. 1, p.1-9, fev. 2016.

PESSALACIA, Juliana Dias Reis; MENEZES, Elen Soraia de; MASSUIA, Dinéia. A vulnerabilidade do adolescente numa perspectiva das políticas de saúde pública. Revista Bioethikos, São Camilo, v. 4, n. 4, p.423-430, jan. 2010.

PINTO, Celeida Belchior Garcia Cintra; FEITOSA, Roberta Pereira; PINTO, Celeida Belchior Garcia Cintra. O ensino da dança e a relação de gênero na educação básica. Universitas: Ciências da Saúde, [s.l.], v. 15, n. 1, p.57-65, 26 jun. 2017. Centro de Ensino Unificado de Brasilia. http://dx.doi.org/10.5102/ucs.v15i1.4292.

Downloads

Publicado

2023-06-07

Como Citar

SILVA, I. L. R. da; CARVALHO, B. C.; CARVALHO, A. V. S. .; XAVIER, L. dos S. .; VIANA, T. B. P. Enfermagem e a dança na promoção a saúde: vivência com adolescentes em vulnerabilidade social. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 104–107, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p104-107. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17619. Acesso em: 22 dez. 2024.