O acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no ensino superior: o que revelam as pesquisas?

Autores

  • Samara Gomes Aguiar Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Valquiria Normanha Paes Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p10-15

Palavras-chave:

Estudos e Pesquisas, Acesso e Permanência, Mulheres, Ensino Superior

Resumo

A reflexão aqui apresentada resulta de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou analisar, a partir das especificidades da condição feminina, como acontece a permanência e a participação de mulheres no Ensino Superior. Este texto expõe os achados referentes à produções acadêmicas sobre o acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no Ensino Superior, no período de 2007 a 2017. Sua finalidade foi estabelecer pontos em comum com as demais pesquisas realizadas nesta área. Para tanto, optou-se pelas investigações científicas que buscam compreender como está a atual situação de mulheres acadêmicas inclusas em determinadas condições na universidade, a fim de entender o percurso histórico da escolarização feminina no Brasil. Por meio do mapeamento bibliográfico foi possível identificar e compreender como os/as autores/as discorreram sobre estas temáticas e como foram desenvolvidas suas pesquisas. Os bancos de dados escolhidos para o levantamento foram Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Biblioteca Virtual do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Biblioteca física da UNEB – Campus XII.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

AGUIAR, S. G. .; REIS, S. M. A. de O. .; PAES, V. N. . O acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no ensino superior: o que revelam as pesquisas?. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 10–15, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p10-15. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17555. Acesso em: 12 maio. 2024.