O acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no ensino superior: o que revelam as pesquisas?
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p10-15Palavras-chave:
Estudos e Pesquisas, Acesso e Permanência, Mulheres, Ensino SuperiorResumo
A reflexão aqui apresentada resulta de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou analisar, a partir das especificidades da condição feminina, como acontece a permanência e a participação de mulheres no Ensino Superior. Este texto expõe os achados referentes à produções acadêmicas sobre o acesso e a permanência da mulher, mãe, dona de casa, trabalhadora e esposa no Ensino Superior, no período de 2007 a 2017. Sua finalidade foi estabelecer pontos em comum com as demais pesquisas realizadas nesta área. Para tanto, optou-se pelas investigações científicas que buscam compreender como está a atual situação de mulheres acadêmicas inclusas em determinadas condições na universidade, a fim de entender o percurso histórico da escolarização feminina no Brasil. Por meio do mapeamento bibliográfico foi possível identificar e compreender como os/as autores/as discorreram sobre estas temáticas e como foram desenvolvidas suas pesquisas. Os bancos de dados escolhidos para o levantamento foram Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Biblioteca Virtual do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Biblioteca física da UNEB – Campus XII.
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Referências
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