A construção do conhecimento científico na área educacional
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v4i1.p4-12Palavras-chave:
Conhecimento científico, Educação, Pesquisa, EnsinoResumo
A construção do conhecimento sobre educação abarca tanto a pesquisa como o ensino, sendo que estes constituem critérios elementares na composição da estrutura para o fazer Ciência. Este artigo analisará como o conhecimento científico é construído, com o foco em dois aspectos: A realidade e sua construção social, respaldado pela teorização de Berger e Luckmann (1985); e o olhar científico, embasado por Thomas S. Kuhn (2011), buscando aproximações com outros autores contemporâneos. Por fim, apresentará uma relação entre ensino e pesquisa educacional, atribuindo ao professor, seu lugar no cenário de debates teórico-conceituais e metodológicos, com fins, a não dicotomizar o ato de lecionar e o de pesquisar na área educacional, para favorecer a construção de conhecimentos que respondam questões latentes da educação.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. (Série Prática pedagógica). 5. ed. Campinas: Papirus, 2006.
BERGER, P. I.; LUCKMANN, T. Introdução. In: BERGER & LUCKMANN. A Construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: vozes, 1985.
________. Os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana. In: A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: vozes. 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIRALDO, V. A. et al. O laboratório de práticas matemáticas para o ensino. In: OLIVEIRA, A.; ORTIGÃO, M. I. (eds), Referências Teórico-metodológicos de Grupos de Pesquisa em Educação Matemática. SBEM: São Paulo, 2018
KUHN, T. S. Introdução: um papel para a história. In: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: perspectiva, 2011
__________. A rota para a ciência normal. In: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: perspectiva, 2011
__________. A natureza da ciência normal. In: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: perspectiva, 2011
MARTINS, M. F; VARANI, A. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 647-680, set./dez. 2012
SANTOS, E.R. Max Weber e as categorias básicas da sociologia compreensiva: ação e relação social. In: TESKE, O.(org.) Sociologia: textos e contextos. Canoas, ULBRA, 2005.
WEISS, R. Max weber e o problema dos valores: as justificativas para a neutralidade axiológicas. Revista de Sociologia e Política, v. 22, n. 49, p. 113-137, mar. 2014.
WERNECK, V. R. Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n.51, p.173-196, abr./jun. 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.