A construção do conhecimento científico na área educacional

Autores

  • Daniel de Jesus Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v4i1.p4-12

Palavras-chave:

Conhecimento científico, Educação, Pesquisa, Ensino

Resumo

A construção do conhecimento sobre educação abarca tanto a pesquisa como o ensino, sendo que estes constituem critérios elementares na composição da estrutura para o fazer Ciência. Este artigo analisará como o conhecimento científico é construído, com o foco em dois aspectos: A realidade e sua construção social, respaldado pela teorização de Berger e Luckmann (1985); e o olhar científico, embasado por Thomas S. Kuhn (2011), buscando aproximações com outros autores contemporâneos. Por fim, apresentará uma relação entre ensino e pesquisa educacional, atribuindo ao professor, seu lugar no cenário de debates teórico-conceituais e metodológicos, com fins, a não dicotomizar o ato de lecionar e o de pesquisar na área educacional, para favorecer a construção de conhecimentos que respondam questões latentes da educação.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

SILVA, D. de J. . A construção do conhecimento científico na área educacional. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 4–12, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v4i1.p4-12. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17348. Acesso em: 22 dez. 2024.