Formação docente na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília Campus Planaltina

Autores

  • Domingos Rodrigues da Trindade Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elinete Pereira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v3i1.p57-67

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Formação de Professores, Educação do Campo

Resumo

O artigo analisa a formação docente na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília (UnB), Campos Planaltina-DF, a organização curricular e pedagógica do curso.  Como problema, questiona como se dá a formação docente e quais as contribuições dos movimentos sociais para a Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília? A metodologia utilizou referenciais na pesquisa qualitativa, em estudos bibliográficos, análise documental e questionário aplicado a professores. A análise de dados pautou-se nas categorias: organização curricular, organização pedagógica e movimentos sociais do campo. Conclui que a organização curricular da LEdoC está coesa com a proposta do curso; a relação movimentos sociais e licenciatura, no Projeto Político Pedagógico, traz poucos elementos de como essa relação deve ser mediada, e não faz discussão aprofundada da concepção teórica de formação por área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Isabel. A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto às emergências e tramas do caminhar. Brasília, 2012.

Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 7352, de 5 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Diário Oficial da União, Brasília, 5 nov. 2010, p. 1.

CALDART, Roseli Salete. Licenciatura do campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In:_____. MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (Org.). Licenciaturas em educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 95-121.

CALDART, Roseli Salete. Licenciatura do campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In:____. CALDART, Roseli Salete et al. Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011. p. 127-154.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes, 2007.

GIMONET, Jean-Claude. Método pedagógico ou novo sistema educativo? A experiência das Casas Familiares Rurais. In:_____. Documentos pedagógicos. Brasília: UNEFAB, 2004, p. 21-31.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro, 1982.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. v. 2: os intelectuais, o princípio educativo, o jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MOLINA, Monica Castanga; SÁ, Laís Mourão. A licenciatura do campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In___. Molina, Monica Castanga; SÁ, Laís Mourão.Licenciaturas em educação do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 35-61.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

QUEIROZ, João Batista Pereira. Construção das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. Brasília, 2004.

Tese Doutorado em Educação. – Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

SANTOS, Silvanete Pereira. A concepção de alternância da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, 2012.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto Político Pedagógico. Brasília: LEdoC, 2009. (mimeo).

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

TRINDADE, D. R. da .; SANTOS, E. P. dos . Formação docente na licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília Campus Planaltina. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 57–67, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v3i1.p57-67. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17292. Acesso em: 23 nov. 2024.