Iraquara: contexto histórico ambiental, riquezas e encantos

Authors

  • Simone Neves Pinto Universidade do Estado da Bahia

Keywords:

Iraquara, Contexto Histórico e Geográfico, Educação Ambiental

Abstract

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo, cuja linha de investigação discorre sobre o contexto histórico geográfico do município de Iraquara/Bahia, bem como, das escolas municipais Artemízia Rodrigues Nogueira, Emídio Pereira Evangelista e Maria Nilda de Carvalho, locais em que foi desenvolvida a pesquisa de Mestrado sobre Educação Ambiental, práticas pedagógicas, atitudes e formação de valores nas escolas. O objetivo do estudo é conhecer o contexto histórico, geográfico e os aspectos econômicos, políticos, educacionais e socioambientais de Iraquara, citando as principais fontes de renda e sustentabilidade da população. O texto fala também sobre as Leis Municipais de Educação Ambiental e contextualiza o município com suas belezas naturais, arquitetônico, histórico e cultural singular. Dessa forma, para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se da pesquisa qualitativa, exploratória, estudo de caso. O trabalho se insere dentro da perspectiva da análise fenomenológica que, segundo Triviños (2012), a fenomenologia se configura como o estudo das essências: a essência da percepção e da consciência. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a análise documental e leitura de livros sobre o município. Os resultados e conclusões da pesquisa permitem afirmar que o município de Iraquara, Bahia necessita de uma Educação Ambiental consistente para a formação de sujeitos conhecedores do lugar onde vive para preservação dos bens naturais e da vida. Fazendo-se necessário também, um maior investimento do gestor Municipal no desenvolvidos do trabalho de Educação Ambiental, com a implantação de projetos ambientais que envolva escola e sociedade, de modo que todos se conscientizem da importância de preservar a vida no planeta.

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Author Biography

Simone Neves Pinto, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2008), pós-graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica  e Hospitalar pela Faculdade Escola de Engenharia e Agrimensura (2009), pós-graduação em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Fundação Visconde de Cairu(2012). Atualmente exerce a função de Dirigente Municipal de Educação no município de Iraquara/Bahia e Mestranda em Educação  e Contemporaneidade pela UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico ( http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2290759391021648)

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Published

2017-06-06