Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

» ORIENTAÇÕES GERAIS

Os trabalhos enviados à Revista Cadernos de Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável, digitados em formato .doc ou .docx, deverão conter a seguinte formatação:

1) Fonte Times New Roman;

2) Tamanho 12 (título, subtítulo (se houver), tópico e corpo do texto); Palavras estrangeiras e títulos de obras devem ser escritos em itálico (itálico);

3) Espaçamento entre linhas de 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;

4) Citações com até 3 linhas devem aparecer referenciadas no corpo do texto e conter aspas;

5) Citações com mais de 3 linhas deverão ser escritas sem aspas e ter recuo de 4 cm da margem esquerda, além de não apresentar recuo na margem direita e ter espaçamento simples em relação ao corpo do texto;

5.1) O tamanho da fonte da citação deve ser menor que o corpo do texto (tamanho 10) e o espaçamento entre as linhas deve ser simples;

6) Tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do tempo presente;

7) Pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da primeira a pessoa do singular; primeira pessoa do plural ou terceira pessoa do singular, sem utilizar as duas formas;

8) A chamada de autores no texto deverá ser feita pelo sistema AUTOR, data.

9) O número de páginas com anexos não deve passar de 2 (dois).

10) As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas. Somente na primeira página, recomendam-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do texto.


» ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS

  •  Resumo Expandido

Os resumos deverão seguir as seguintes instruções:

a) não devem ultrapassar o limite de três (03) folhas;
b) publicações editadas no Brasil e/ou no exterior há, no máximo, 02 e 04 anos, respectivamente;
c) deverão apresentar a seguinte sequência:
– Referência completa da obra: Autor(es). Título: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, ano. nº de páginas;
– Nome do resumista;
– Instituição a que pertence;
– Texto (revisão crítica da publicação).

  • Artigo

Serão aceitos artigos com mínimo de 10 e máximo de 20 páginas, incluindo referências.

a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

– título e subtítulo (se houver), respectivamente, em português, inglês e espanhol;

– nome(s) do(s) autor(es);

– resumo informativo (de 100 a 250 palavras), na língua do texto, com Palavras-chave (no mínimo 03 e no máximo 05 palavras, separadas por ponto);

– resumo em língua estrangeira, em inglês (Abstract com Keywords) e em espanhol (Resumen com Palabras clave);

– texto (introdução, desenvolvimento e conclusão);

– notas explicativas (se houver);

– Referências.

b) Após o nome do(s) autor(es), no parágrafo seguinte, o breve currículo deve conter: nome da instituição, curso (ou departamento, no caso do orientador) e e-mail. Os dados autorais são obrigatórios para, no máximo, 2 (dois) autor(es), 1 (um) coautor (opcional) e 1 (um) orientador (opcional. Informações adicionais devem ser escritas em nota de rodapé.

c) Resumo na língua do texto deve apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não devendo ultrapassar 250 palavras nem conter citações. Além disso, deverá apresentar o resumo principal, escrito na língua do artigo, e o resumo secundário em um idioma estrangeiro (Espanhol, Francês e inglês). Em caso de o artigo ser escrito em língua estrangeira, fica o articulista obrigado a escrever o resumo secundário em Língua Portuguesa.

d) Palavras-chave como elemento obrigatório, figurando logo abaixo de cada resumo (na língua do artigo e estrangeira), cujo número de palavras não deve exceder a 5 e não ser inferior a 3.

 

» ORIENTAÇÕES FINAIS


1) Os pareceristas e revisores poderão fazer alterações nos trabalhos, no sentido de melhorar sua textualidade, sem alteração de sentido e autoria, aproximando-os das características textuais referentes a uma publicação acadêmica;

2) Não é vetado o envio de trabalhos cujos autores e/ou coautores sejam membros efetivos do conselho editorial deste periódico;

3) O envio do trabalho implica a aceitação de todas as normas descritas neste documento e a concessão dos direitos sobre o texto Revista Cadernos de Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável;

4) Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.