O ALAÚDE DE GASSIRE E A REDESCOBERTA DE UAGADU A PARTIR DE LEO FROBENIUS

UMA ANÁLISE SOBRE OS INSTRUMENTOS MUSICAIS MÍTICOS DOS SONINQUÊ

Auteurs-es

  • Rodrigo Castro Rezende UFF (Campos dos Goytacazes)

Mots-clés :

Contos Míticos Soninquê; Etnomusicologia; Oralidade das Práticas e dos Saberes”.

Résumé

O presente estudo tem por objetivo analisar os usos dos instrumentos musicais para o povo soninquê, mais precisamente do alaúde e do tambor. Para a presente análise, tomamos como ponto de partida os entrelaçamentos epistemológicos entre mitologia, etnomusicologia e história. A partir dessas três áreas do conhecimento, discutiremos os mitos “O alaúde de Gassire” e “A Redescoberta de Uagadu”, ambos retirados das transcrições feitas por Leo Frobenius. Os usos desses mitos, enquanto fontes históricas, nos permitirão analisar os usos dos instrumentos musicais em determinadas circunstâncias pelos soninquê. Com isso, o alaúde aparece como a principal ferramenta de um griô, sendo seguido pela vocalização, ao passo que o tambor, em especial o Tabele, era usado para questões belicosas.

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Biographie de l'auteur-e

Rodrigo Castro Rezende, UFF (Campos dos Goytacazes)

Professor adjunto C2 da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes.

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Publié-e

2022-05-23